Educação na Praça: edição 2021 com os curadores e a equipe  da exposição virtual Sertão Mundo – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Educação na Praça: edição 2021 com os curadores e a equipe  da exposição virtual Sertão Mundo

A atividade é gratuita e acontecerá no sábado, dia 23  de outubro, pelo Zoom

Em 2021 o Educação na Praça, projeto voltado à formação de educadores e professores da rede básica de ensino, está de volta e segue com sua vocação de promover encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o Espaço realizará 3 encontros virtuais (via Zoom), com os curadores e a equipe  da exposição virtual Sertão Mundo.  Cada reunião terá um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.

Tendo em vista a temática desta edição do projeto, os encontros serão abertos também a bibliotecários e demais trabalhadores da educação e da cultura.

Educação na Praça é Sertão Mundo

Concebida para o ambiente virtual, “Sertão Mundo” tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões universais trazidas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida. Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais ou na literatura, a exposição leva o público a apreciar escutas e vozes de muitos sertões.

As inscrições podem ser feita clicando AQUI .  Os encontros contarão com a emissão de certificados para os participantes.

O Educação na Praça  acontece em formato de oficinas mensais gratuitas, aos sábados, para professores em atuação e em formação. Nos encontros, são discutidos temas abordados nas atividades e exposições do Espaço do Conhecimento UFMG, de interesse dos educadores e que podem ser utilizados no desenvolvimento de atividades junto a suas turmas de estudantes.

Serviço Educação na Praça edição 2021  –  exposição ‘Sertão Mundo’
Quando: dias 23/10, 20/11 e 11/12 (sábados) encontros via Zoom
Horário: 10h às 12h
Participação: gratuita mediante inscrição prévia (disponível em https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento)
Inscrições: https://forms.gle/hP6qYz9caW5769oT6
Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, bibliotecários, demais trabalhadores da educação e da cultura.

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.