Chamada Temática para Ocupação da Fachada Digital – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Chamada Temática para Ocupação da Fachada Digital

Chamada Temática para Ocupação da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG

 

UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural

Janeiro de 2016

APRESENTAÇÃO
O Espaço do Conhecimento UFMG é um centro interativo que tem como objetivos principais a formação e divulgação científica e cultural, aproximando a população do conhecimento através de recursos tecnológicos e audiovisuais. Integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, o centro busca socializar o conhecimento produzido nas instituições de pesquisa universitária.

Dentre os recursos disponíveis para a realização de suas ações, o Espaço do Conhecimento UFMG conta com uma Fachada Digital. Situada em local privilegiado de Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, esta Fachada Digital é dedicada exclusivamente a ações de cunho artístico, cultural e científico. Composta por doze projeções integradas, formando uma única imagem, a Fachada tem funcionamento noturno e possui ainda sistema de som, utilizado em ações pontuais e eventos. Sua programação busca sempre causar impacto positivo na rotina do público da Praça da Liberdade, criando situações de socialização e fruição audiovisual.

Visando fomentar a vocação desta mídia para a divulgação da produção científica cultural da UFMG, em comemoração aos 90 anos de sua existência, o Espaço do Conhecimento UFMG abre a Chamada Temática “UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural ” para recebimento de propostas. Entende-se, sob este termo, o conjunto de resultados de pesquisas acadêmicas realizados no âmbito da Universidade por professores, pesquisadores, alunos e técnicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, esperam-se propostas que se apropriem do meio audiovisual para divulgar, ao público frequentador da Praça da Liberdade, a produção científica e cultural da UFMG em linguagem acessível ao público leigo.

 

PROPOSTAS
Lista-se, em caráter não exclusivo, linhas possíveis de propostas: vídeo em seus diversos gêneros e linguagens, animações e motion design, conjuntos de imagens estáticas (ensaios e registros fotográficos, ilustrações, desenhos, etc), música e outros conteúdos sonoros, documentários, filmes de ficção, conteúdos interativos, dentre outros;

As propostas deverão atender às definições e critérios de avaliação estabelecidos no Regimento Interno do Conselho do Planetário e da Fachada Digital. Conforme este documento, destaca-se, especialmente, que não serão aceitas propostas que envolvam conteúdos dos quais não se possui licença para exibição ou veiculação.

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
– A submissão de propostas é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos.
– A inscrição de grupos deverá ser feita por um dos seus membros, ficando ele responsável pelo diálogo entre o grupo e o Espaço do Conhecimento UFMG.
– A submissão de propostas deverá ser feita exclusivamente online através de formulário
disponibilizado no site do Espaço do Conhecimento UFMG especificamente para esta chamada temática.
– No caso de conteúdos já finalizados, deverá ser disponibilizado, no campo adequado do formulário de inscrição, o link para avaliação do produto final. No caso de conteúdos em desenvolvimento, deverão ser apresentados elementos de pré-produção que permitam o melhor entendimento possível da proposta a ser executada (roteiros, estudos, diagramas, rascunhos, storyboards, teasers, trechos do material bruto, fotografias etc). Em ambos os casos, o proponente deve se responsabilizar pela hospedagem dos materiais em plataformas de compartilhamento de vídeos e arquivos (Youtube, Vimeo, Google Drive, Dropbox etc).
– O proponente deve estar ciente das disposições do Regimento Interno do Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital.

 

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
As propostas serão avaliadas e selecionadas pelo Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital, de acordo com as diretrizes e critérios estabelecidos em seu Regimento.

O Conselho poderá selecionar quantas propostas considerar adequadas e aptas a integrar a programação especial “UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural ”. Após a avaliação, o Conselho indicará, para cada proposta, um dos seguintes resultados, devidamente comunicado e justificado ao proponente: I – Proposta aceita; II – Proposta aceita com ressalvas; III – Proposta recusada.

 

DATAS E PRAZOS
Inscrição de propostas: até 30 de março de 2017
Divulgação do resultado da seleção: 31 de maio de 2017
Início da programação na Fachada: julho de 2017

Após a seleção e divulgação do resultado, a Equipe do Espaço do Conhecimento UFMG irá elaborar um calendário com a programação especial “UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural”

 

REALIZAÇÃO DAS AÇÕES
As atividades de desenvolvimento das propostas realizadas no interior do Espaço do Conhecimento UFMG, em uso de seus equipamentos e estrutura, deverão ser acompanhadas por membro designado da equipe do Audiovisual. Dependendo de sua natureza, uma proposta poderá ser exibida também no televisor da cafeteria, no térreo do prédio.

O Espaço do Conhecimento UFMG se reserva o direito de cancelar a exibição de qualquer conteúdo, seja por problemas técnicos nos equipamentos, descumprimento das normas estabelecidas por esta Chamada, má finalização técnica dos conteúdos ou quaisquer outras razões não previstas por este regulamento.

 

BENEFíCIOS DAS PROPOSTAS SELECIONADAS
Uso da Fachada Digital para realização da exposição e/ou exibição do conteúdo proposto, em condições, períodos e duração estabelecidos após seleção das propostas.

Participação em momento de formação organizado pela Equipe do Espaço do Conhecimento UFMG visando ajustes e formatação final do material para exibição.

Divulgação e registro da ação realizada por parte da Equipe do Espaço do
Conhecimento UFMG.

Emissão de certificado comprobatório da ação realizada, mediante solicitação.

O Espaço do Conhecimento UFMG não oferecerá qualquer tipo de remuneração ou compensação financeira pela realização das propostas acolhidas na Chamada Temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural.

 

OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES
Efetivar o proposto, observando os períodos e condições acordados após sua aprovação, bem como zelar pela qualidade na execução.

Oferecer suporte para eventual necessidade de manutenção ou ajustes no trabalho apresentado durante todo o período de exibição.

Autorizar uso de imagem e som do trabalho desenvolvido para fins de divulgação da programação UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural junto à imprensa.

Respeitar as instruções e condições de uso dos equipamentos e estrutura do Espaço do Conhecimento UFMG.

Responsabilizar-se, já no ato da submissão da proposta, pela autoria e originalidade da obra, bem como pelos direitos de uso das imagens, sons, textos, softwares e quaisquer outros materiais e ferramentas protegidos por direito autoral, direito de uso de imagem ou patente, que venham a ser utilizados em seu desenvolvimento.

 

CHANCELA
Cada sessão de projeção dos conteúdos propostos será iniciada com uma vinheta padrão de abertura, a ser desenvolvida pela equipe do Espaço do Conhecimento UFMG, em que constará o título e a autoria da proposta em exibição.

Após cada sessão de projeção será exibida a cartela de marcas padrão do Espaço do Conhecimento UFMG.

Caso uma dada proposta possua uma chancela própria, ela deverá ser integrada, pelo proponente, ao conteúdo final para exibição, juntamente aos créditos.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA FACHADA DIGITAL
Dimensões físicas: 8m x 4,5m (cobrindo parte da fachada do edifício do Espaço do Conhecimento UFMG voltada para a Praça da Liberdade).

Dimensões digitais anamórficas da imagem projetada: 1024 x 768 pixels.
Proporção da imagem projetada: 16:9 (1,77).

Layout: devido às características técnicas e arquitetônicas da fachada, a imagem é segmentada em um grid de 4 colunas por 3 linhas, formando doze seções, cada uma com 2m x 1,5m (dimensões digitais anamóficas de 256 x 256 pixels).

Sistema de projeção: composto por 12 projetores de alta potência, integrados por sistema de divisão e distribuição da imagem. Um computador é utilizado para gerenciamento do conteúdo, sendo possível a utilização de players e softwares diversos.

Sistema de som: composto por cinco caixas acústicas (sendo um sub-woofer) de 600 watts de potência localizadas na base e no topo do edifício do Espaço do Conhecimento UFMG.

A projeção de imagens apenas é possível no período noturno, quando estão garantidas as condições de visibilidade das projeções.