Os problemas causados pelas mudanças de clima são perceptíveis em todo o globo, não há exceções. Pensando nisso, a Hora do Planeta surge como um movimento que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e o poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como a emergência climática e a perda da biodiversidade. Cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos. Sendo assim, expressões como a campanha em questão podem ser motores para mudança.
Neste ano, o ativismo através das plataformas digitais e o apagar das luzes de espaços culturais e monumentos importantes em todas as cidades do Brasil são algumas das ações promovidas pelo movimento.
O Espaço do Conhecimento tem trabalhado a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dentre eles, destaca-se o 13° – (Ação Contra a Mudança Global do Clima), que busca pensar alternativas para resolução dos problemas ligados ao meio ambiente. Por sua importância a nível cultural, arquitetônico e de conhecimento, o museu participa da campanha através das redes sociais e também no apagar de luzes do dia 26 de março.
Foto: Kayke Quadros (Reprodução Espaço do Conhecimento UFMG)
Em 2022, a Hora do Planeta acontece no dia 26 de março às 20h30. A campanha é organizada e promovida pela organização não governamental WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature). Saiba mais sobre o movimento clicando aqui!
WWF Brasil (Reprodução)
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e também da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários