Após mais de 2 anos , o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG retomará suas atividades a partir deste sábado, 04 de junho, com o objetivo de permitir que o público reconheça as constelações no céu. A atividade é conduzida pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu.
A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG oferece. De acordo com Nathália Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, “estamos retomando a atividade de observação do céu noturno de forma muito especial, observando o aglomerado Estelar Caixinha de Jóias, que possui relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo. As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Núcleo de Astronomia”, explicou.
O Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, “assim, o público poderá novamente contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu”.
A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento. A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terá acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade. Serão distribuídas 70 senhas individuais a partir de 17h30 na recepção do museu, por ordem de chegada. Nathália recomenda chegar mais cedo: “Por se tratar de uma atividade muito disputada, as pessoas formam fila antes do horário para pegar o bilhete”.
Atualmente, o Espaço do Conhecimento possui três telescópios, sendo o maior deles do tipo refletor, ou seja, o elemento principal que capta a luz do objeto é um espelho, e o menor do tipo refrator, cujo elemento principal é uma lente. Além deles, um terceiro telescópio é colocado no terraço durante a observação aos domingos, exclusivamente para observação do Sol. Ele possui um filtro especial que permite observar detalhes da superfície solar sem causar danos à visão.
Observações Solares
Nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 11h, também será retomada a atividade gratuita de observação do Sol. A atividade é gratuita e também será ofertada a grupos reduzidos de 10 pessoas a cada 15 minutos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção – serão distribuídas 70 – a partir das 10h.
Serviço:
Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações no Terraço Astronômico
Quando: 04 de junho, sábado
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG
Classificação indicativa: a partir de 07 anos
Vagas : 70 senhas (distribuídas antes na recepção do Museu)
Aberto ao público
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários