7 de outubro de 2022
O que acontece quando juntamos uma arte secular japonesa, os origamis, com figuras típicas do sertão brasileiro? Com certeza o resultado é muito divertido e criativo. É o que mostra a oficina ‘Desdobrando o Museu: Aves do Sertão’, que acontece no próximo domingo (09/10/2022), às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG.
A atividade, gratuita e aberta ao público, irá ensinar a fazer dobraduras em papel com formas de aves típicas do nosso sertão, com 15 vagas para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos.
Com duração de cerca de uma hora, a oficina é inspirada na instalação “Ave, Sertão!”, da artista Dilce Laranjeira, que integra a exposição virtual “Sertão Mundo”, e conduzirá os participantes por uma viagem ao mundo das gerais, relembrando a sua caracterização no romance Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.
Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu no dia da atividade, a partir das 10h. Não perca!
Quando: 09/10, às 15h
Estimativa de duração: 1h
Público: crianças, jovens e adultos
Número de vagas: até 15 pessoas
Onde: Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários