Espaço do Conhecimento UFMG participa do Dia do Patrimônio 2022
16 de novembro de 2022
Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2022, quem passar pela Praça da Liberdade poderá conferir a exposição “Patrimônio em festa: 200 da Festa do Rosário de Chapada do Norte”, que tem como tema essa festa que é patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.
Em cartaz na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, a exposição reúne fotografias que retratam as cores, as flores, a musicalidade, a culinária e, sobretudo, a religiosidade que dessa celebração que ocorre anualmente no Norte do estado.
A exposição integra a programação da comemoração do Dia do Patrimônio 2022, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG e pelo Circuito Liberdade, que tem como tema as “Afromineiridades”.
A celebração deste ano tem o intuito de reconhecer e compreender as contribuições de grupos de matriz africana na cultura do estado, e conta com mesas temáticas, seminários, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas que estão acontecendo nos espaços do Circuito Liberdade.
Confira a programação completa da comemoração do Dia do Patrimônio 2022: “Afromineiridades”, que começou hoje (16) e segue até o dia 20 deste mês.
Cozinheiras na preparação do alimento oferecido pela Rainha Festeira. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)
Tamborzeiros cantam e dançam em devoção à Santa. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)
Congadeiras cantam e dançam acompanhando a Buscada da Santa. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)
Devotos se reúnem para a celebração do Mastro a Cavalo. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)
___________
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.