Programação de Março (2023) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Programação de Março (2023)

No mês de seu 13° aniversário, Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação educativa gratuita para todos os públicos

Visitas mediadas, live e oficinas compõem o cronograma de atividades do museu

 

25 de fevereiro de 2023 

 

O dia 21 de março representa uma data importante para o Espaço do Conhecimento UFMG: a celebração de seu aniversário. Desde sua inauguração em 2010, mais de 680 mil visitantes passaram pelo museu: estudantes curiosos, professores inspiradores, turistas exploradores, figuras renomadas, moradores da capital mineira, da região metropolitana, do interior de Minas, do Brasil e do mundo. Uma constelação de pessoas tão diferentes unidas em um só lugar. 

 

Com diversas atividades gratuitas pensadas para o mês de março, o museu realizará um ateliê de cartas em que os visitantes escreverão mensagens para o Espaço do futuro, observação solar especial (se houver condições climáticas propícias), publicação no Blog do Espaço sobre curiosidades do museu e um vídeo comemorativo de 13 anos!

 

Diversas outras atividades, dentre elas oficinas, contações de histórias, visita mediada, live de astronomia e um encontro de formação de professores sobre a presença de mulheres nas ciências incorporam a programação do mês. 

 

Confira as informações completas:

 

Descobrindo o Céu – Histórias perdidas do Sistema Solar

 

Quando: 02/03 (quinta-feira), às 17h

Descrição: A criação dos telescópios possibilitou que astrônomos do mundo todo pudessem, pela primeira vez, olhar para os planetas do nosso sistema solar com mais detalhes e criar suas próprias hipóteses sobre nossos vizinhos cósmicos. Com isso, histórias das mais diversas, desde planetas fantasmas até civilizações na superfície do Sol, surgiram para explicar os fenômenos observados. A sessão mensal de astronomia do museu resgatará, em março, tais visões perdidas do nosso passado interplanetário, esquecidas diante do avanço da ciência e das tecnologias. 

Público: Todas as idades

Onde: youtube.com/espacoufmg

 


 

Sábado com Libras – Librário do Conhecimento 

 

Quando: 04/03 (sábado), às 14h 

Descrição: O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores, o Librário do Conhecimento. Nessa atividade conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, os participantes serão apresentados às temáticas do museu por meio de um jogo da memória com as cartas do Librário. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.

Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos. 

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 12h)

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Contos Orientais”

 

Quando: 05/03 (domingo), às 15h

Descrição: Durante a atividade de contação de histórias, que possui a duração de cerca de uma hora, os participantes serão apresentados à cosmogonia chinesa, à origem do tsuru e às aventuras de Ping, dentre outras histórias. Uma maleta cheia de objetos curiosos auxiliarão as narrativas da oficina.

Público: Todas as idades

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 3° andar (Cosmogonias) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Encontro “Espaço aberto a educadores”

 

Quando: 08/03 (quarta-feira), às 14h e 11/03 (sábado), às 10h

Descrição: O Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG busca, cada vez mais, se aproximar de todas e todos que tenham interesse em conhecer melhor seu trabalho e planejar uma futura visita escolar ao museu. Para isso, a atividade ‘’Espaço aberto a educadores’’ tem o objetivo de dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas ao Espaço, considerando também o pré e o pós-visita. Para participar das atividades é necessário se inscrever pelo link disponível em nosso site. 

Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, educadores de museus e demais interessados.

Inscrições: https://forms.gle/DpvQUMvqjfrkHFaQ6

Número de vagas: Até 30 pessoas 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Sábado com Libras – A Fadinha dos dedos e outras histórias

 

Quando: 11/03 (sábado), às 14h

Descrição: Na atividade, Ricardo Albino, escritor, narrador de histórias e pessoa em cadeira de rodas, em parceria com Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, irão contar histórias de diversos personagens que vivenciam o mundo através da imaginação. Os participantes poderão se encantar com a história da fadinha dos dedos falantes e outros contos em português e Libras.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 12h)

Onde: 3° andar (Cosmogonias) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Jogos e brincadeiras teatrais”

 

Quando: 12/03 (domingo) e 26/03 (domingo), às 15h

Descrição: Com duração de 1 hora, oficina é um convite para as crianças experimentarem e se divertirem com a metodologia dos jogos teatrais. Na atividade, os participantes terão contato com requisitos básicos do fazer teatral, como: percepção espacial e corporal, jogos de expressão dramática e improvisação.

Público: Crianças a partir de 07 anos.

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Ateliê “Mensagens para o Espaço do Futuro”

 

Quando: 18/03 (sábado), de 10h às 21h

Descrição: Como comemoração de um passado, presente e futuro, a equipe do museu convida os visitantes a expressão de pensamentos, ideias e mensagens destinadas ao Espaço do Conhecimento UFMG. O ateliê aberto ao público permitirá que a imaginação e a criatividade fluam, para que as mensagens criadas pelo público permaneçam em uma cápsula do tempo como um registro da história do museu. As mensagens serão guardadas para serem  lidas pela equipe do Espaço somente daqui a 13 anos!

Público: Todos os públicos

Onde: 2° andar (Sala de oficinas) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – FuncionáriosOficina “Como o avião voa?”

Quando: 18/03 (sábado), às 15h

Descrição: Com o objetivo de apresentar de maneira divertida o funcionamento do voo de um avião, a atividade acontecerá por meio da confecção de diferentes modelos de aviões de papel, além da personalização destes com desenhos e pinturas. Por último, será realizada uma pequena gincana para ver qual avião tem a capacidade de voar mais longe.

Público: Todos os públicos, a partir de 4  anos

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Visita aos Mundos Indígenas: Në Ropë

 

Quando: 19/03 (Domingo), às 15h 

Descrição: Nesta visita mediada, conheceremos o mundo do povo Yanomami por meio do conceito Në Ropë, escolhido pelos curadores Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, para representar seu povo na exposição Mundos Indígenas. Na atividade, através de contações de histórias sobre os irmãos Omama e Yoasi e pela observação dos quadros pintados por Joseca Yanomami, vamos nos aproximar do Në Ropë e discutir as diferentes maneiras existentes de se relacionar com a terra.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Projeto “Educação na Praça – Mulheres na Ciência”

 

 

Quando: 25/03 (sábado), às 14h 

Descrição: O projeto Educação na Praça, no mês de março, abordará o tema “Mulheres na Ciência” com as convidadas Érica Renata de Souza e Natália Amarinho. Em uma roda de conversa, as convidadas e os participantes trocarão experiências e discutirão o longo caminho a ser percorrido para a garantia da liberdade das mulheres, dentro e fora das ciências, bem como para o fim de muitas formas de violência que ainda se naturalizam sobre estas. Haverá emissão de certificado para os participantes e as inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/GqY4DrdaBa8DtnpEA . O evento será acessível em Libras. 

Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, educadores de museus e demais interessados.

Número de vagas: até 40 inscritos 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg 

 

Serviço: Programação de março no Espaço do Conhecimento UFMG

Data: 1 a 31 de março de 2023

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Descrição: Mês de março no museu científico-cultural contará com oficinas e visitas mediadas gratuitas, live sobre astronomia e sessões de planetário com ingressos de até R$10. 

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.