Calendário Astronômico – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Ações e Projetos | Calendário Astronômico

Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2023-2024

 

O céu noturno é um enorme baú repleto de riquezas. Quando o olhamos mais atentamente, encontramos corpos celestes incríveis externos ao nosso Sistema Solar, conhecidos como “Objetos de Céu Profundo”, ou seja, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias que, em boa parte, podem ser identificados a olho nu. Inspirado por esta temática, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma nova edição do Calendário Astronômico 2023-2024, de solstício a solstício de inverno.

 

Objetos de Céu Profundo

A observação e o estudo de objetos de céu profundo são essenciais para a astronomia e a astrofísica. Essas frentes investigam a história e a evolução do universo, além de buscar compreender a formação e a morte das estrelas, galáxias e outros objetos, provocando assim a imaginação e a curiosidade humana sobre o quão vasto e misterioso o universo pode ser.

 

O calendário é resultado da colaboração dos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design do museu, e a cada lançamento apresenta um formato completamente novo. A grande novidade desta edição é que, além da versão digital, haverá um complemento físico gratuito, lançado posteriormente. Esse material trará uma experiência tangível aos fãs do calendário, permitindo que mergulhem ainda mais no universo da astronomia. O formato de cards colecionáveis e de divulgação científica tomam conta do projeto. 

 

De solstício a solstício, o projeto apresenta, mês a mês, informações sobre 13 objetos de céu profundo, como nome, classificação, distância, constelação em que se localiza, código de catalogação, curiosidades e melhores meses de visibilidade. Via Láctea, Grande Nuvem de Magalhães, Nebulosa de Órion, Galáxia de Andrômeda e Plêiades são alguns dos objetos apresentados pelo projeto. Nesta primeira etapa do lançamento, o acesso virtual do calendário já pode ser feito, preferencialmente pelo celular, mas também por outros dispositivos.

 

Acesse o Calendário Astronômico 2023-2024

 

 


 

Edições anteriores:

 

Calendário Astronômico 2022-2023

Uma edição 100% virtual!

 

Calendário Astronômico 2021-2022

Prepare-se para uma jornada inesquecível pelo Universo!

 

Calendário Astronômico 2020-2021

Conheça a astronauta Kate e o robô Jojô

 

Calendário Astronômico 2019-2020

Comece a sua viagem pelo universo!

 

Calendário Astronômico 2018-2019

O que é um Solstício de Verão?

 

Calendário Astronômico 2017-2018

Explore o fascinante mundo da astronomia