A sabedoria dos nossos ancestrais abre portas para entendermos muito da sociedade atual apesar de hoje centrada no conhecimento fundamentado na ciência e na escrita. O Brasil deve muito aos saberes indígenas, frutos da experiência e repassados por meio da oralidade. No entanto, pouco da história desses povos se mantém viva nos meios urbanos. A fim de não deixar esse aspecto rico da cultura se perder, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, neste fim de semana, a atividade História das Aldeias.
Narrativas que embasam a vida de algumas comunidades serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e seu esforço para formação do mundo. Já os Apinajé, habitantes da região central do Brasil, crêem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar aos indígenas a se alimentarem de produtos da terra. Essas e outras histórias serão contadas como forma de valorização dessas culturas no próximo domingo, 04 de junho, às 15h.
A classificação indicativa é livre. Para participação, é preciso retirar senha na recepção do Espaço.
Histórias das Aldeias Quando: Domingo, 04 de junho, às 15h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada gratuita |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários