Teatro dos Planetas – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Teatro dos Planetas

Visitantes encenam Sistema Solar em Tapete Astronômico do Espaço

 

 

Um tapete diferente. Em vez de estampas decorativas ou tecidos felpudos, o Sistema Solar. Nele, os planetas estão representados de acordo com a órbita e o tempo que levam para dar uma volta em torno do Sol. O Tapete Astronômico é a metodologia da oficina Teatro dos Planetas, em que os visitantes usam o próprio corpo para representar os planetas, seus movimentos e posições. A atividade faz parte da programação especial de férias do Espaço do Conhecimento UFMG que vai de 8 a 30 de julho.

O teatro acontece sobre o Tapete Astronômico, no qual os participantes encenam o movimento de translação. O exercício mostra que cada planeta tem uma velocidade de giro em torno do Sol. Quanto maior a órbita, mais tempo ele demora para completar a volta. Devido às suas diferentes translações, podemos observar os planetas em diferentes direções nas constelações do Zodíaco e em horários distintos da noite.

Durante as férias, a oficina acontece às quartas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 17h, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 10 anos. Para participar, é preciso retirar bilhete, na recepção do Espaço, uma hora antes do início da atividade.

Logo após o Teatro dos Planetas, haverá exibição da sessão O Céu de Belo Horizonte, em que as posições dos planetas representadas na oficina serão vistas de outro ângulo, projetadas no Planetário. Para assistir, é preciso comprar ingresso na recepção. O bilhete custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Programação de Férias
Durante as férias escolares, o Espaço também tem outras atividades relacionadas à Astronomia. O Planetário ganha a nova sessão, Da Terra ao Universo (2016), e terá exibições diárias para o público infantil, sempre às 11h. Já às terças e sextas-feiras, às 15h, o público aprende os princípios básicos da luz na oficina Espectroscópio, nome de um instrumento fundamental para o estudo da luz e que será construído na atividade. Com ele, é possível descobrir os elementos químicos que compõem estrelas e planetas apenas observando seu brilho.

 

 

Teatro dos Planetas
Quando: Quarta, às 15h; Sábado, às 17h
Classificação indicativa: a partir de 10 anos