Festival de Verão UFMG – 2025 – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Festival de Verão UFMG – 2025

Espaço do Conhecimento UFMG promove oficinas e sessão de Planetário durante o 19º Festival de Verão UFMG

Atrações gratuitas são direcionadas a crianças, jovens, adultos e idosos

 

19 de março de 2025

 

Com o objetivo de discutir sobre a presença da alteridade e a construção de histórias mais plurais em diferentes formas de linguagem, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG promove a 19ª edição do Festival de Verão UFMG. Entre os dias 18 e 28 de março, públicos de todas as idades poderão aproveitar o Festival no campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Funarte MG e Museu Casa Padre Toledo (em Tiradentes). 

 

Em consonância com a temática “Outras palavras: diversidade cultural, decolonialidade e democracia” e em parceria com a Festa do Livro UFMG, a programação do Festival inclui shows, encontros com autores, lançamento de livro e espetáculos teatrais. O Espaço do Conhecimento irá promover uma contação de narrativas culturais do continente africano, uma oficina lúdica sobre os espaços museais e uma sessão de Planetário gratuita que revisitará momentos nos quais o céu se transformou em um mapa de liberdade. Confira as informações completas:

 

Oficina “Histórias da África de A a Z”

Quando: 22/03 (sábado), às 15h  – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Contação de histórias de países da África, em especial das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu, com o objetivo de promover o encontro entre diferentes culturas e a valorização dos saberes africanos. A atividade busca contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea.

Público: Crianças, jovens, adultos e idosos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Multiverso: Sarau Coletivoz, em tributo à Kátia Leal de Sena

Quando: 22/03 (sábado), às 17h – Não é necessário retirar ingressos

Descrição: Referência cultural do Barreiro (Belo Horizonte), desde 2008, o Coletivoz Sarau de Periferia promove a poesia falada, a escrita livre e a leitura coletiva por meio da literatura marginal-periférica e suas performances. Neste evento, o Coletivoz convida poetas do circuito cultural das periferias para a realização de um sarau em tributo à Kátia Leal de Sena, grande artista e escritora da cena literária de Minas Gerais. A atividade é apresentada no museu por meio do projeto “Multiverso”, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.

Público: Todos os públicos, a partir de 15 anos

Duração aproximada: 1h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Querido Museu, que história é essa?”

Quando: 23/03 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A atividade visa discutir o que é um museu e quais obras geralmente são expostas nesses espaços, bem como problematizar o viés hegemônico branco, colonialista e masculino presente neles. O público também será convidado a criar pequenas maquetes de museus. Para isso, cada participante deverá pensar na narrativa por trás de sua exposição, onde ela será feita, quais objetos serão expostos e qual o propósito do museu imaginado.

Público: Todos os públicos, a partir de 12 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 10 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Sessão de Planetário gratuita “Ao cair da noite, eu me guiarei pelo brilho dos seus olhos”

Quando: 22/03 (sábado), às 19h, e 23/03 (domingo), às 16h

Descrição: Inspirada na história da ativista Harriet Tubman, que utilizou estrelas e constelações para guiar pessoas negras escravizadas em suas rotas de fuga nos Estados Unidos, esta sessão, desenvolvida pelo artista Rafael RG e pelo professor Alan Alves Brito, revisita momentos nos quais o céu se transformou em um mapa de liberdade. Cada estrela e constelação revela narrativas históricas e pessoais de resistência e esperança, traçando o caminho percorrido por aqueles que, assim como Tubman, encontraram nas estrelas uma rota para a libertação.

Ingressos: Os ingressos gratuitos são retirados na recepção do museu, no dia de exibição da sessão

Público: Crianças, jovens, adultos e idosos

Duração aproximada: 20 min

Número de vagas: Até 60 participantes por sessão

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG promove oficinas e sessão de Planetário durante o 19º Festival de Verão UFMG

Quando: 18 a 28 de março de 2025

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.