Sessões de Planetário adaptadas ao público no espectro autista (2025) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Sessões de Planetário adaptadas ao público no espectro autista (2025)

GRATUITO: Espaço do Conhecimento UFMG promove sessões de Planetário adaptadas ao público no espectro autista

Atrações visam ofertar uma experiência sensorial e acessível pelo universo da astronomia, nos dias 21 e 28/09, às 16h

 

16 de setembro de 2025

 

Com o objetivo de assegurar a participação e a presença de diferentes corporeidades, modos de existir e identidades no ambiente museal, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza em setembro sessões gratuitas de Planetário voltadas especialmente para o público no espectro autista, no âmbito do projeto “Sessão Netuno”. Com som ajustável, linguagem adaptada e iluminação suave, as exibições são um convite para celebrar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão e democratizar o acesso à educação, ao lazer e à ciência.

 

Durante a atividade, que acontece em sua primeira edição neste domingo (21/09), às 16h, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes responsáveis poderão aproveitar a sessão “Era Uma Vez no Céu: Andrômeda e Perseu”, para conhecer estrelas, constelações e planetas facilmente identificáveis da superfície terrestre, por meio de uma contação lúdica de histórias. Já na semana seguinte (28/09, às 16h), a sessão “O Céu da Região Metropolitana de BH”, com foco no público adolescente, adulto e idoso, apresentará o céu noturno do dia da visita ao Planetário, incentivando os visitantes a resgatarem o hábito de observar os astros a olho nu.

 

Yasmin Soares, estudante de Relações Públicas da UFMG, pessoa no espectro autista e bolsista de acessibilidade do museu, ressalta: “o projeto Sessão Netuno nasce como um espaço adaptado, acolhedor e encantador, pensado para pessoas autistas e suas famílias. Aqui, ninguém está fora da órbita”.

 

Para participar, é necessário retirar ingressos individuais e gratuitos na recepção do Espaço do Conhecimento, no dia de cada exibição. Serão disponibilizadas 35 vagas por sessão, preenchidas mediante ordem de chegada. 

 

Planetário

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, localizado no 5° andar do prédio, o público tem uma visão de 180º x 360º: em um domo de nove metros de diâmetro, todo o ambiente se transforma em uma espécie de cinema imersivo com cadeiras reclináveis e sala climatizada, gerando sensação de profundidade e total envolvimento. A Sessão Netuno (Sessão Azul) é uma experiência sensorial, criada especialmente para o público autista de todas as idades, que faz parte da programação do “Setembro da Inclusão” no Espaço do Conhecimento.

 


 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG promove sessões de Planetário adaptadas ao público no espectro autista

Quando: 

21/09/25 (domingo)

16h – Sessão Netuno no Planetário: “Era Uma Vez no Céu: Andrômeda e Perseu”

28/09/25 (domingo)

16h – Sessão Netuno no Planetário: “O Céu da Região Metropolitana de BH”

Ingressos: Os ingressos gratuitos devem ser adquiridos na recepção, no dia de cada atividade

Público: Crianças, jovens, adultos e idosos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Número de vagas: Até 35 participantes por sessão

Onde: 5º andar – Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.