Entre estrelas e planetas: perspectivas da carreira em astrofísica – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Entre estrelas e planetas: perspectivas da carreira em astrofísica

Entre estrelas e planetas: perspectivas da carreira em astrofísica

22 de setembro de 2025

 

 

Investigar os mistérios do universo e encontrar um novo planeta podem parecer sonhos distantes, dignos de um filme de ficção científica. Entretanto, no caso da carreira em astrofísica, essa jornada pode se tornar real, a partir de muitos desafios e oportunidades surpreendentes. Para discutir as perspectivas do trabalho de pesquisa e a presença das mulheres na produção das ciências exatas, o Espaço do Conhecimento UFMG lança um novo episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com Bonnie Zaire — professora e pesquisadora que detectou pela primeira vez o planeta GM Aurigae b.

 

Ao longo da conversa, Bonnie compartilha sua trajetória desde o ensino médio até a pesquisa científica que resultou em uma descoberta exoplanetária. O episódio também destaca a importância da representatividade e a força da perseverança para provocar mudanças e tornar o sonho de ser cientista cada vez mais possível, mesmo em uma área ainda marcada por profundas disparidades.   

 

“Às vezes, ao olhar para o meio em que estamos, surge o pensamento ‘será que eu pertenço mesmo aqui?’ porque não tem quase ninguém que é igual a gente. Então, a representatividade é muito importante para que possamos nos imaginar pertencentes também. É claro que ter exemplos de pessoas que atingiram o prêmio Nobel, por exemplo, é maravilhoso. Mas eu acho que a influência da diversidade, mais próxima e cotidiana ao nosso redor, também faz muita diferença”, reitera Bonnie.

 

Bonnie Zaire

Professora Adjunta do departamento de física da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em astrofísica pela Universidade Paul-Sabatier (2021), mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Seus principais interesses de pesquisa incluem a reconstrução de campos magnéticos em grande escala na superfície estelar, o estudo de indicadores de atividade magnética e, recentemente, a busca de exoplanetas ao redor de estrelas jovens.

 

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A terceira temporada do podcast conta com novas convidadas especiais que irão bater um papo sobre ciência e divulgação científica, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Ouça as outras temporadas aqui.

 


 

Serviço: Papo em Pauta: “Entre estrelas e planetas: perspectivas da carreira em astrofísica, com Bonnie Zaire”

Disponível em: clique aqui!

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.