25 de setembro de 2025
Nos meses de agosto e setembro de 2025, o Espaço do Conhecimento UFMG marcou presença em dois importantes eventos para as práticas de pesquisa, divulgação científico-cultural e comunicação pública da ciência. Confira abaixo os trabalhos desenvolvidos e apresentados por membros da equipe do museu.
Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada na cidade de Fortaleza/CE, recebeu o 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (FPMU). Sob o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: Elos entre Ciência, Cultura e Comunidade”, o evento reuniu profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das diversas tipologias de coleções e museus vinculados às Universidades no Brasil. A programação integrou mesas redondas, visitas técnicas, sessões de apresentação e o Seminário de Fiscalização de Museus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Na área temática de “Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão em Museus”, Priscila Martins, graduada em Teatro e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade; Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade; e Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade, desenvolveram o trabalho intitulado “10 anos de ações acessíveis realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG”. Já Sibelle Diniz, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e diretora do museu; e Marcela Possato, graduanda em Relações Econômicas Internacionais, compartilharam o resumo expandido “Visitas a Museus no Pós-Pandemia: Estudo de Públicos no Espaço do conhecimento UFMG”.
No âmbito da área de “Educação e Mediação Cultural”, Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade; e Adriana Mortara Almeida, professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, também apresentaram o estudo “O potencial do agendamento de visitas: estratégias para a formação de novos públicos para os museus”.
Há 35 anos, a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) busca reunir e promover articulações entre grupos, programas e centros que se dedicam à produção e à circulação do conhecimento científico. Enquanto uma de suas principais atividades, a Rede organiza um congresso bienal que, em 2025, foi realizado na cidade de Puebla (México), entre os dias 09 e 13 de setembro. O XIX Congresso RedPOP propôs discussões e ações em torno do tema “Ciência Viva: Conectar Mentes e Comunidades”, por meio de mesas redondas, palestras e sessões de apresentação.
Na modalidade “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade”, Sibelle Diniz, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e diretora do museu; Camila Mantovani, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e diretora-adjunta do museu; Nina Fraiha, mestranda em Arquitetura e Urbanismo e assistente de Projetos; Marcela Possato, graduanda em Relações Econômicas Internacionais; Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade; e Luiza Semiramis, graduanda em Gestão Pública, desenvolveram o trabalho “Visitas a Museus no Pós-Pandemia: Estudo de Públicos no Espaço do conhecimento UFMG”.
A apresentação ampliou o diálogo internacional com outras instituições e pesquisadores, bem como o alcance do projeto “Estudo de Público do Espaço do Conhecimento UFMG”, realizado por meio de iniciação científica na Universidade.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Oficina “Invenção de pretos e pretas” (novembro/2025)
Conversas de Terreiro: Menino Jazz (Multiverso)
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reabre nesta semana com novos projetores digitais
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novos projetores digitais (2025)