06 de novembro de 2025
A luz é uma das principais ferramentas da ciência para compreender o universo. Com base nela e em outros fatores, astrônomos identificam a composição e as características de astros distantes. Para apresentar ao público esse fascinante campo de estudo, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no próximo sábado (08), às 15h, a oficina gratuita “Espectroscópio”.
Durante a atividade, os participantes vão aprender conceitos básicos da física relacionados à luz e aos espectros luminosos. A proposta é construir, com materiais simples e acessíveis, um modelo funcional de espectroscópio, instrumento essencial para a astronomia moderna, capaz de revelar quais elementos químicos estão presentes em estrelas, planetas e outros corpos celestes apenas pela análise da luz que emitem ou refletem.
Voltada para o público a partir de 10 anos, a oficina busca despertar o interesse pela ciência de forma prática e interativa. Ao manipular o próprio espectroscópio, os participantes entenderão como a luz pode ser “decodificada” e como esse processo é usado por astrônomos e cientistas para conhecer o universo sem sair da Terra.
Com duração aproximada de uma hora, a oficina tem vagas limitadas a 15 participantes, preenchidas por ordem de chegada. Para participar, é necessário retirar ingresso gratuito na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir das 13h no dia da atividade.
Serviço: Oficina “Espectroscópio” no Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 08/11 (sábado), às 15h
Público: crianças a partir de 10 anos, jovens, adultos e idosos
Duração aproximada: 1h
Número de vagas: até 15 pessoas
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários (BH/MG)
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a Universidade e o governo do estado de Minas Gerais. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Conversas de Terreiro: Menino Jazz (Multiverso)
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reabre nesta semana com novos projetores digitais
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novos projetores digitais (2025)
Oficina “Rap nas Raízes: Influências Afro-brasileiras” (novembro/2025)