Neste mês, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, e ao Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto. Parte do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, o museu abriga a exposição FotografANDO, que traz imagens de diferentes espaços e eventos cotidianos de capital mineira. A proposta visa, por meio da arte da fotografia, encorajar o belo-horizontino a ver a cidade com outros olhos.
O projeto, em cartaz na cafeteria do Espaço, é dividido em partes. A primeira, Vi na feira, fica até 25 de agosto e registra, pelo olhar de três fotógrafos, a Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie. Tais fotos exploram o caráter agregador e a importância da feira, uma das maiores da América Latina.
O Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o coletivo Nitro Imagens. A ação, que engloba os museus do Circuito Liberdade, conta com uma programação no Espaço do Conhecimento UFMG, que inclui mesa redonda, oficina e exposições.
Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural no Espaço do Conhecimento UFMG
FotografANDO: Vi na Feira O Céu como Patrimônio: Patrimônio Cultural Exposição Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade Mesa Redonda: Fotografia como Ferramenta para a Ressignificação do Patrimônio Cultural Do Vinil à Nuvem |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários