Há cerca de 50 anos, a capital mineira emergiu como cenário de novos rumos para a música popular. Milton Nascimento reuniu jovens artistas em torno de um movimento que ganharia o nome de Clube da Esquina. O período social da década de 1970, marcado pela ditadura e a censura, será debatido na Roda de Conversa: Música e Contexto, no próximo domingo, às 15h.
A atividade faz parte da programação especial do Espaço do Conhecimento UFMG para 11ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema Museus e Suas Memórias e acontece de 18 a 24 de setembro. Na roda de conversa, o turbulento contexto político e social, em que a cultura despontou como terreno propício para resistência, será abordado a partir de letras de músicas do Clube da Esquina.
Os mediadores e participantes debaterão como é possível perceber, nas composições, uma reflexão sobre o momento político no qual o país estava inserido. A oficina tem duração estimada de uma hora e meia, com classificação indicativa de 14 anos. A participação é gratuita.
O Espaço do Conhecimento UFMG participa da 11ª Primavera dos Museus com exposições, oficinas, debates e sessões no Planetário. O evento ocorre anualmente, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial.
Roda de Conversa Música e Contexto Quando: Domingo, 24 de setembro, às 15h Classificação indicativa: 14 anos Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção Onde: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
|
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários