Uma velha brincadeira de infância é capaz de unir dois mundos, à primeira vista distantes: o morro São Benedito, em Vitória, capital do Espírito Santo, e o quilombo São Cristóvão, na zona rural do estado. Nas mãos e nos ouvidos das crianças, quem percorre a longa distância entre o ritmo urbano e a tradição é um simples telefone sem fio, construído com barbante e latinhas de alumínio.
Entre risos e conversas, os pequenos compartilham seus modos de vida e um passado em comum. Essas descobertas são narradas no curta-metragem Disque Quilombola, que será exibido no Espaço do Conhecimento UFMG no dia 4 de novembro, sábado, às 19h30. O documentário é acompanhado de uma roda de conversa com o público, em que serão discutidos temas como a infância e a relação das tradições com o espaço urbano. A atividade é gratuita e tem classificação livre.
Exibição do documentário Disque Quilombola Quando: Sábado, 04 de novembro, às 19h30 Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção Classificação: livre Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários