IMPORTANTE: leia todas as informações. O agendamento deve ser realizado apenas pelo site.
1- Escolha o turno (manhã, tarde ou noite) de sua preferência:
Manhã: de terça a sexta-feira-feira, das 9h às 11h (máximo de 90 alunos por turno).
Tarde: de terça a sexta-feira-feira, das 14h às 16h (máximo de 90 alunos por turno)
Noite: quarta-feira, das 19h às 21h (máximo de 65 pessoas – alunos e acompanhantes).
1.1 – O número de acompanhantes fica limitado a cinco pessoas.
2- Conheça as sessões de planetário disponíveis para suas visitas aqui.
3- O formulário eletrônico para o agendamento ficará disponível por 24 horas.
4- As escolas serão selecionadas por ordem de inscrição, respeitando a capacidade de atendimento de visitantes por turno.
5- O envio do formulário não garante o agendamento do grupo. Após o envio do formulário as escolas selecionadas terão seu agendamento confirmado via lista divulgada neste site.
6- A confirmação do agendamento de escolas privadas está vinculada ao envio da cópia do comprovante de pagamento da GRU referente à participação na sessão do planetário, com dez (10) dias de antecedência, para o e-mail agendamento.conhecimento@gmail.com.
6.1- Em caso de desistência, o valor referente à GRU não será restituído.
6.2 – Para acessar a Guia de Recolhimento da União – GRU (para pagamento para sessão do Planetário), clique aqui.
7- Os pedidos excedentes entrarão automaticamente para a lista de espera, que será, também, divulgada neste site.
8- A lista das escolas selecionadas e a lista de espera serão disponibilizadas no 1º dia útil após encerramento do prazo de inscrições. Assim que liberadas as listas, o setor responsável pelo agendamento entrará em contato com as escolas.
8.1– O período de vigência da lista de espera é o mesmo do agendamento.
9 – Antes da visita, professores e acompanhantes das turmas deverão comparecer ao Espaço do Conhecimento e participar da Oficina Preparatória, agendada pela própria equipe do museu.
*A participação na Oficina Preparatória é opcional para os professores e acompanhantes de escolas localizadas fora da região metropolitana.
ATENÇÃO: Caso a sua escola ou grupo esteja inserido no projeto Circuito de Museus (Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte) ou projeto Hoje é Dia de Museus (Secretaria Estadual de Educação), faça o agendamento diretamente com o coordenador do mesmo.
10 – Após as ler todas as instruções acima acessem aqui os formulários de inscrição ao agendamento do Espaço do Conhecimento UFMG:
Manhã (84 vagas)
Tarde (84 vagas)
Noite (somente às quartas-feiras – 13 vagas)
Sábado (somente pelas manhãs – 11 vagas)
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários