No início deste ano, os fãs de ficção científica se despediram de um ícone: Ursula Le Guin. A escritora norte-americana foi a primeira mulher a conquistar os mais importantes prêmios do gênero literário. Sua obra-prima, A mão esquerda da escuridão, continua em discussão no Clube de Leitura de Ficção Científica do Espaço do Conhecimento UFMG. O encontro acontece no sábado, dia 31 de março, às 19h.
A narrativa apresenta Genly Ai, um mensageiro enviado a um planeta distante onde as pessoas, sem um gênero definido, podem se manifestar como homens ou mulheres, pais ou mães. A partir das diferenças entre as duas culturas, a autora discutiu temas polêmicos e estimula reflexões sobre o mundo contemporâneo, como polarização política, conflitos religiosos e igualdade entre os sexos.
O Clube de Leitura tem o intuito de discutir, compartilhar e trocar ideias mais profundas sobre a ficção científica. Os interessados em participar do encontro devem enviar um e-mail para conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação indicativa é de a partir de 12 anos. A entrada é gratuita.
Clube de Leitura de Ficção Científica Quando: Sábado, 31 de março, às 19h Participação: gratuita mediante inscrição por e-mail Classificação: a partir de 12 anos Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
Oficina “Caminho dos Orixás: Resistência e Ancestralidade” (maio/2025)
Espaço do Conhecimento em roda de conversa na Rádio UFMG Educativa
Visita de participantes da Olimpíada Internacional de Química Mendeleev
Oficina “Tarde de Jogos” (maio/2025)
Conversas de Terreiro: Sérgio Pererê (Multiverso)