O Espaço do Conhecimento UFMG informa que está mobilizando esforços para reaver um objeto arqueológico integrante da exposição Expedição Antártica. O cachimbo de chumbo é do final do século 18 e foi encontrado por um grupo de pesquisa da Universidade em escavações nas Ilhas Shetlands. O objeto está desaparecido desde o último dia 27 de abril, quando monitores perceberam que ele já não estava mais na área de exposição.
A peça integra a coleção do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG e não tem valor comercial. Seu valor é histórico, já que consiste em um dos poucos vestígios de caçadores de focas, no continente, no século 18. A presença dessas pessoas no território antártico ainda é pouco tratada pela história oficial.
O Espaço do Conhecimento UFMG destaca que a exposição, gratuita, tem como principal intuito tornar informações científicas mais acessíveis à população de Minas Gerais. Desde a inauguração, a mostra foi visitada por pelo menos 25 mil pessoas, que puderam conhecer um pouco sobre o que há no pedaço de terra mais frio do mundo.
A Polícia Federal foi acionada e já está apurando o caso. Se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro do cachimbo, pode entrar em contato pelo telefone 3409-8352 ou pelo e-mail diretoria@espacoconhecimento.ufmg.br.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários