Os museus já não são mais lugares presos ao passado. Mesmo quando tratam de assuntos de tempos atrás, os centros de cultura e ciência têm investido em tecnologias que promovem mais conexões com os visitantes. De 14 a 20 de maio, a Semana Nacional de Museus realiza ações pelo país com o intuito de pensar em como estreitar a relação com os públicos a partir da tecnologia.
O Espaço do Conhecimento UFMG participa desta edição com várias atividades. Debates, palestras, oficinas e intervenções audiovisuais compõem a programação especial para o evento que, neste ano, tem como tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.
O virtual no museu
A programação do Espaço começa no dia 12 de maio, sábado, com o Café Controverso: Museus Hiperconectados. A professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG Ana Cecília Veiga e o professor da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira são os convidados do debate sobre estratégias e desafios da hiperconexão. O Café começa às 11h e tem entrada gratuita.
No dia 17, a professora Ana Cecília Rocha Veiga continua a discutir o assunto na palestra Museus Virtuais: desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores. O bate-papo começa às 09h e abordará o investimento de museus na criação de websites.
Novas janelas digitais
A Fachada Digital do Espaço já é conhecida por quem passa pela Praça da Liberdade. Entre os dias 14 e 20 de maio, ela se transformará numa Janela Digital, que exibirá mediadores explicando partes das exposições em cartaz. Pedestres e motoristas poderão explorar um pouco do museu sem entrar no prédio! A intervenção acontece às 19h e 20h.
E quem gosta de audiovisual e tecnologia não pode perder o workshop Interfaces Híbridas: conexões e coleções, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, das 14h às 18h. Ministrada pela professora Fernanda Duarte, do Departamento de Comunicação da UFMG, a oficina vai discutir possibilidades da expansão da comunicação digital, como novas interfaces e aplicativos móveis. Os participantes tentarão desvendar essas questões durante os dois dias de workshop, que tem entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: audiovisual@
Museu conectado
No final de semana, as conexões continuam a ser construídas no Espaço. No sábado, dia 19, está marcada a oficina Olhares Cruzados. Durante a visita, crianças poderão compartilhar stories no Instagram oficial do museu com suas impressões sobre o passeio. A atividade ocorre das 15h às 16h.
No mesmo dia, às 14h, acontece a oficina Relógio do Sol. A partir da sombra projetada pelo Sol e tendo como referência os pontos cardeais, o público irá determinar a hora solar e, com auxílio de uma tabela, irá ajustá-la de acordo com nossos relógios. O material para confecção do aparelho será disponibilizada nos meios de comunicação do Espaço. A oficina se repete no dia seguinte, 20 de maio, às 15h.
Todas as atividades da programação especial da 16ª Semana Nacional de Museus, no Espaço do Conhecimento UFMG, são gratuitas e abertas ao público. O evento ocorre anualmente e comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando centros culturais brasileiros desenvolvem ações em rede. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
16ª Semana Nacional de Museus
Café Controverso: Museus hiperconectados Janela Digital Palestra Museus Virtuais: desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores Workshop Interfaces Híbridas: conexões e coleções Olhares Cruzados Relógio de Sol
|
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários