A língua sofre mudanças a todo tempo. A Internet, por exemplo, introduziu um vocabulário totalmente novo, com palavras como bitcoin e emoji. Outras, usadas diariamente por nós, sofrem transformações há décadas, como o pronome você, que vem do antigo vossa mercê. No próximo domingo, o Espaço do Conhecimento UFMG promove uma rodada de jogos que vai mostrar para as crianças como a linguagem é fluida e moldada pelas gerações.
Brincando com as Palavras começa às 15h e é voltada para o público infantil. Podem participar crianças a partir de sete anos. Na atividade, os pequenos vão explorar o português e sua diversidade, além das influências de outras línguas e dialetos. A partir de jogos, os mediadores do museu vão abordar aspectos como etimologia das palavras e diferenças de pronúncia.
A oficina tem entrada gratuita e duração de uma hora. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção.
Brincando com as Palavras Quando: Domingo, 10 de junho, às 15h Classificação: a partir de 07 anos Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários