Paisagens Geológicas / Pangeia – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | EXPOSIÇÕES DE LONGA DURAÇÃO | Paisagens Geológicas / Pangeia

Neste ambiente, o público encontra a  Linha do Tempo Interativa, na qual arrasta uma pedra e vê desencadear uma série  de animações que ilustra a evolução dos aspectos da crosta terrestre e seus ambientes nas diferentes eras geológicas.

Há duzentos milhões de anos, a Terra era um único continente, que posteriormente se fragmentou, formando o mundo como o conhecemos. Reproduções de diversos tipos de dinossauros e répteis que viveram nessa época também podem ser vistas nessa instalação.

Paisagens Geológicas

Consultoria: Karin Elise Bohns Meyer

Plataforma Interativa
Vídeos
Direção e animação de personagens 2D: Antônio Fialho
Cenários, animação, composição e edição final: Rafael Guimarães
Pintura e animação assistente de personagens 2D: Marco Túlio Ramos Vieira
Modelagem e animação de personagens 3D: Gabriel Brandão de Oliveira
Design de som e edição: Daniel Werneck (interSignos – Escola de Belas Artes, UFMG) e Jalver Bethônico

Interatividade
Coordenação, software e hardware: Marília Bergamo
Edição dos vídeos para a programação da interação: Carlos Falci

Pangeia

Consultoria: Karin Elise Bohns Meyer

Réplicas das ossadas: Laboratório de Paleovertebrados – Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Coordenação: Cesar Leandro Schultz
Execução: Paulo Eduardo Aragão de Macedo e Téo Veiga de Oliveira.
Montagem: Alexandre Liparini
Restauração: Mauro Chagas Ferreira

Animações e ilustrações: Instituto de Artes – Departamento de Artes Visuais / Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Núcleo de Escultura Digital – Coordenação: Adolfo Luis Schedler Bittencourt

Desenvolvimento de modelos em 3D
Modelagem e texturizacão: Adolfo Luis Schedler Bittencourt e Dorothy Ballarini
Animação de personagens em 3D
Rig, skin e animação:
Anderson Sudário, Daniel Arnold, Martin Réus e Talins Pires de Souza
Shader, Render e Iluminação: Adolfo Luis Schedler Bittencourt
Consultoria Científica: Cesar Leandro Schultz e Marina Bento Soares
Ilustração de Paisagem: Rafael Guimarães