Todo mundo se pergunta: de onde viemos? Para onde vamos? Como chegamos até aqui? Questionamentos como esses serão tema de várias atividades das #FériasNoMuseu do Espaço do Conhecimento UFMG, que convida o público a desvendar as origens do mundo e do ser humano. A programação especial acontece de 10 a 29 de julho e é gratuita.
O passeio pelas nossas origens começa na atividade Caça às Palavras, que trata da presença da cultura indígena Tupi no Brasil. O público conhecerá hábitos, comidas, práticas, instrumentos e palavras enraizados no cotidiano do país. Para isso, haverá caça-palavras pela exposição Demasiado Humano. O percurso acontece nos dias 10 de 12 de julho, às 15h, e tem classificação indicativa de 07 anos.
Os indígenas continuam em foco em Brasil e suas Aldeias: mitos, contos e culturas, que revela curiosidades sobre vários povos, como os maxakalis, que habitam o Norte de Minas Gerais e acreditam na força da relação entre deuses e animais, e os mundurukus, famosos pela flauta parasuy, instrumento importante para seus rituais religiosos. A atividade está marcada para 22 de julho, às 15h, e é livre para todas as idades.
Já na oficina Só quem veio sabe como é: brincadeiras e jogos do continente africano, os visitantes vão conhecer brincadeiras tradicionais da África, mergulhando na cultura de diversos países. A oficina acontece nos dias 17 e 19 de julho, às 15h, com classificação de a partir de 05 anos.
Nos dias 18 e 20, às 15h, Desvendando o Homo Sapiens convida o público a fazer um retrato-falado da nossa espécie. O material será usado, em seguida, numa roda de conversa sobre a origem e a migração do ser humano. E em Enigma Rupestre, nos dias 24 e 26, às 15h, os mediadores do museu revelam a complexidade e a pluralidade que há na leitura de pinturas rupestres. O público receberá papéis com frases simples para fazer representações do que leram. As ilustrações serão repassadas a outros participantes, que tentarão decifrá-las. As duas atividades têm classificação livre.
#FériasNoMuseu Quando: 10 a 29 de julho Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. Caça às palavras Só quem veio sabe como é: brincadeiras e jogos do continente Africano Desvendando o Homo Sapiens Brasil e suas Aldeias: mitos, contos e culturas Enigma Rupestre |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários