Amar incondicionalmente um filho com uma deficiência cria forças para lutar por ele e por outros que são diferentes da maioria e acabam vítimas de olhares preconceituosos. Este é o tema do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas, que será lançado no próximo sábado, 11 de agosto, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG.
A obra é um ensaio teórico da professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Sônia Pessoa e teve como ponto de partida as vivências com seu filho, Pedro, que tinha hidrocefalia e morreu em 2016. Na obra, ela aborda as emoções presentes no discurso e mostra como é possível escrever e pesquisar sobre elas.
A autora é doutora em Estudos Linguísticos, com estágio na Université Paris Est-Crèteil/Le Céditec, e uma das fundadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Sônia também é idealizadora do blog Tudo Bem Ser Diferente, que trata da educação inclusiva.
O lançamento acontece na cafeteria do Espaço e tem entrada gratuita.
Lançamento do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas Quando: Sábado, 11 de agosto, às 11h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. Entrada: gratuita |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários