Um jogo diferente: em vez de números e símbolos, palavras, sinais de Libras e desenhos! Trata-se do Librário, conjunto de cartas que permitem o aprendizado da Língua de Sinais e facilitam a comunicação entre surdos e ouvintes. Neste sábado, às 10h, a criançada vai botar a mão na massa e criar suas próprias cartas, que podem ser levadas para casa ao fim da atividade.
Voltada para crianças maiores de 04 anos, a oficina Libras para crianças: um jogo de sinais integra a programação de outubro do Sábado com Libras e é uma forma divertida de utilizar materiais didáticos inclusivos. O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores.
A atividade é aberta a todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição. Ao longo de todo o mês, oficinas acessíveis agitam os fins de semana no Espaço. Saiba mais no site e nas nossas redes sociais.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Temas de ciência e arte são abordados nas atividades, voltadas para quem se comunica em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em caso de dúvida, os interessados podem enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com.
Libras para crianças: um jogo de sinais Quando: Sábado, 20 de outubro, às 10h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Classificação: Maiores de 04 anos Entrada: Gratuita Em caso de dúvidas, enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários