Café Controverso: o futuro do carro – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso: o futuro do carro

Curador de exposição na Casa Fiat de Cultura e especialista da UFMG debatem futuro do carro em evento em parceria com a Petrobras

 

 

Quem nunca se deparou com um carro voador em um filme de ficção? Há muito, o cinema e a literatura imaginam um modelo de veículo futurista levando em conta design e tecnologia. Essas reflexões não estão só no meio do entretenimento: profissionais de diversas áreas trabalham para desenvolver carros cada vez mais belos e eficientes. Por conta das mudanças climáticas e da demanda por produtos sustentáveis, no entanto, tornou-se necessário incluir outros fatores nessa conta: o tipo de combustível usado, o porte do veículo e sua relação com as cidades.

O Circuito Liberdade está nessa discussão com duas exposições em cartaz. No Espaço do Conhecimento UFMG, a mostra Energia em Movimento aborda questões acerca de combustíveis e geração de energia. Já a Casa Fiat de Cultura trata da história de alguns carros que foram – e ainda são – objeto de desejo na exposição Beleza em Movimento. As duas instituições se unem em um debate no próximo sábado, 14 de setembro, às 10h, no Café Controverso: Diálogos do Movimento.

Pensar no automóvel do amanhã é a proposta do evento, que ocorre no Espaço do Conhecimento UFMG e tem como tema O futuro do carro. Para falar sobre design automotivo e funcionalidade dos veículos, o museu recebe Peter Fassbender, diretor da área de design da Fiat Chrysler Automobiles da América Latina. Ele também é o curador da mostra Beleza em Movimento, em cartaz até novembro deste ano. Professor do Instituto de Geociências da UFMG, o geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP Sérgio Martins também participa da conversa, abordando a relação entre a indústria automobilística e a realidade urbana.

O Café Controverso: Diálogos do Movimento é gratuito e aberto ao público. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.

 

 

Café Controverso: Diálogos do Movimento – O futuro do carro
Quando: Sábado, 14 de setembro, às 10h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700,
Funcionários, BH
Palestrantes: Peter Fassbender e Sérgio Martins
Entrada: gratuita