Lançamento da exibição UFMG Acontece – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Lançamento da exibição UFMG Acontece

Exibição UFMG Acontece é lançada com presença de autoridades, professores e alunos da universidade

 

 

Na última segunda-feira, 14, o Espaço do Conhecimento estreou na Fachada Digital o UFMG Acontece. Trabalhos de pesquisa e extensão foram transformados em vídeos e exibidos na grande tela voltada para a Praça da Liberdade, mostrando para Belo Horizonte um pouco do que é produzido na Universidade.

O evento de lançamento teve início com uma breve cerimônia, que contou com a presença da Diretora Científico-Cultura do museu, Diomira Maria Cicci Pinto Faria, e o Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço, Maurício Gino, além de estudantes e professores.

Maurício Gino enfatizou que essa chamada é uma ação pensada pela Universidade para mostrar o que ela vem realizando neste “momento tão delicado”. Também explicou que docentes e discentes podem inscrever seus trabalhos, sobre qualquer tema, na chamada contínua de propostas para a Fachada Digital.

 

Os representantes de cada grupo de trabalho receberam o certificado de participação das autoridades e puderam apresentar brevemente seus projetos. Logo após a cerimônia, todos foram à Praça da Liberdade para assistir às produções audiovisuais.

 

Professores e alunos prestigiam exibição

 

Um dos projetos selecionados foi o Dúvidas sobre medicamentos: pergunte ao CEMED, que conta sobre a plataforma digital criada para que cidadãos e especialistas da saúde tirem dúvidas sobre determinado medicamento, tudo sem custo e com bases científicas. A professora Raissa Carolina Fonseca Cândido, do Departamento de Farmácia, conta que o projeto “é uma oportunidade que a população tem de esclarecer dúvidas contando com esse suporte que a Universidade oferece. A gente entende que é a nossa maneira de devolver para a sociedade o investimento que ela faz na formação dos alunos”.

Janise Bruno Dias, professora do Instituto de Geociências, destacou que “a Praça da Liberdade conta com um público muito eclético durante todos os dias, e a Fachada é um espaço muito importante para mostrar o que a Universidade faz pela, para e com a sociedade”.

Muitos alunos também vieram prestigiar os próprios trabalhos na telona. Thiago Rosado Silva, participante do projeto Narrativas de um caminho, dirigiu um documentário que está sendo exibido. “Essa tela voltada para a cidade é muito estratégica, bonita e poética. A iniciativa é muito assertiva nesse momento em que se questiona o que é feito nas faculdades”, conclui.