A busca por uma vida menos apressada: é possível desacelerar? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | A busca por uma vida menos apressada: é possível desacelerar?

Além da pressa: é possível desacelerar?

23 de setembro de 2024

 

Transcrição do episódio: clique aqui!

 

As recorrentes demandas, cada vez mais potencializadas pela vida contemporânea e por rotinas intensas, podem gerar um ciclo vicioso que entrelaça o cansaço e a procrastinação, levando à escassez dos momentos de lazer, descanso e tranquilidade. Para conversar sobre a busca por uma vida menos acelerada e mais motivada pela curiosidade e pela criatividade, o Espaço do Conhecimento UFMG lança um novo episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com Yasmim Barroso — empreendedora do ramo de organização e desenvolvimento pessoal e criadora de conteúdo digital.

 

Baseado nas respostas de 419 mil pessoas, em um questionário que utiliza o Quociente de Saúde Mental para investigar as dimensões de motivação, interação, perspectiva, resiliência, cognição e conexão entre mente e corpo, o Global Mind Project elaborou um relatório sobre o Estado Mental do Mundo em 2023. Na avaliação do bem-estar mental de 71 países, o Brasil ocupou uma das colocações mais baixas, na 68ª posição, e esteve entre as três nações com maior índice de angústia. Nesse sentido, o cuidado psicológico e emocional tem sido cada vez mais debatido, em especial após a pandemia de covid-19, frente aos diversos aspectos que podem levar ao adoecimento e à exaustão mental em um mundo frenético e abarrotado de informações. 

 

“Durante o processo de mudar de hábitos e criar planejamentos, a gente precisa deixar de lado a rigidez e as cobranças. Não é só a versão perfeita que idealizamos de nós mesmos que merece cuidado. Nós já merecemos esse cuidado e gentileza agora. É a nossa primeira vez aqui e estamos todos aprendendo no caminho”, afirma Yasmim.

 

Yasmim Barroso

Yasmim é formada em Design Gráfico e, desde 2015, compartilha seu conhecimento sobre planejamento e organização pessoal de maneira leve e prática. Além de ministrar workshops sobre como definir e alcançar metas de maneira saudável, ela também cultiva uma comunidade engajada em seu Instagram, inspirando pessoas a equilibrarem suas demandas pessoais e profissionais.

 

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A segunda temporada do podcast conta com novos convidados especiais que irão bater um papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Ouça a primeira temporada aqui.

 


 

Serviço: Papo em Pauta: “Além da pressa: é possível desacelerar?, com Yasmim Barroso”

Disponível em: spoti.fi/3BmUYsE

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.