O universo nos fascina há muito tempo! Não é à toa que a Astronomia chama tanta atenção: todos querem saber o que existe além do céu azul que vemos diariamente. Quem não tem planos para as férias de julho já podem marcar na agenda: o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial sobre o tema para o 51º Festival de Inverno da UFMG, que ocorre de 11 a 21 de julho.
O Planetário exibirá sessões que dialogam com o tema do evento neste ano, Memória: arte e patrimônio. De 12 a 21 de julho, sempre às 16h, o público pode conferir as exibições Astronomia Indígena, O Céu como Patrimônio e Arqueoastronomia Maia. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.
Olhando para o céu
Os visitantes também podem ver de perto objetos celestes na Observação Noturna. No dia 13, os telescópios estarão apontados para a Lua. Já no dia 20, é a vez de contemplar Júpiter e Saturno. A atividade tem início às 19h, mas as senhas gratuitas começam a ser distribuídas às 17h30. Estão disponíveis 120 vagas para cada dia de observação.
O Sol também será visto com o auxílio de um telescópio especial nos dias 14 e 21 de julho. Com início às 11h, a atração é gratuita, mas exige a retirada de uma senha, que começa a ser distribuída às 10h. Cada sessão de Observação do Sol tem 120 vagas.
A astronomia na capital mineira
O estudo dos astros tem uma trajetória importante em Belo Horizonte, que abriga muitos estudiosos apaixonados pelo tema, como Bernardo Riedel, professor aposentado da UFMG que constrói telescópios desde os 13 anos e se tornou referência no país, onde é conhecido como o Professor Pardal brasileiro. Também foi na capital mineira, neste ano, que pesquisadores descobriram três aglomerados de estrelas na Via Láctea e ganharam projeção internacional.
A Roda de Conversa: História da Astronomia em BH vai contar ao público casos interessantes da área, revelando como a cidade produz conhecimento e ajuda no desenvolvimento da astrofísica. A atividade é nos dias 13 e 19 de julho, às 14h. Haverá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
50 anos na Lua!
O dia 20 de julho terá atividades dedicadas à Lua no Espaço do Conhecimento UFMG. Às 14h, o público descobre curiosidades sobre o nosso satélite natural na atividade Pouso na Lua, que comemora o aniversário de 50 anos do pouso do ser humano por lá. A atividade será acessível em Libras. Mais tarde, às 18h, os visitantes soltam a voz no Karaokê da Lua! As duas ações têm entrada gratuita.
51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.
Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Festival de Inverno da UFMG no Espaço do Conhecimento Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários Sessão do Planetário Astronomia Indígena Roda de Conversa: História da Astronomia em BH Sessão do Planetário Arqueoastronomia Maia Observação Noturna Observação do Sol Sessão do Planetário O Céu como Patrimônio Sessão do Planetário O Céu como Patrimônio Sessão do Planetário Arqueoastronomia Maia Sessão do Planetário Astronomia Indígena Sessão do Planetário O Céu como Patrimônio Atividade Pouso na Lua Sessão do Planetário Arqueoastronomia Maia Sessão do Planetário A Lua e o Zodíaco Karaokê da Lua Sessão do Planetário ABC das Estrelas Sessão do Planetário O Alvorecer da Era Espacial Sessão do Planetário Astronomia Indígena |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários