Bordando o Sertão: Espaço do Conhecimento UFMG convida público a construção de bordados – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Bordando o Sertão: Espaço do Conhecimento UFMG convida público a construção de bordados

Bordando o Sertão: Espaço do Conhecimento UFMG convida público a construção de bordados

A oficina, gratuita, acontecerá no próximo sábado (04), às 15h! 

 

A maioria de nós, em algum momento da vida, se deparou com a famosa técnica de bordado em nossas famílias, seja de maneira indireta ou direta. Nossas memórias podem nos fazer lembrar de nossas mães e avós realizando seus bordados, tricôs e crochês, que inclusive são técnicas diferentes, mas, cada vez mais, pessoas de distintas idades e gêneros têm adentrado ao mundo de produção dessa rica representação cultural e humana.

 

No Espaço do Conhecimento, buscaremos resgatar a conexão com o fazer manual tradicional, a partir da oficina Bordando o Sertão, que acontecerá neste sábado (04), às 15h. A atividade possui relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo e tem como proposta criar bordados de mini ipês, árvore típica do sertão mineiro que encanta os olhos com cores vivas em tons de rosa, amarelo, roxo e branco. 

 

Aprenderemos, juntos, 3 pontos: o nó de costureira (que dá início ao bordado), um ponto básico de linha e preenchimento, e ponto de nó francês para construção de um mini ipê. Ainda durante a oficina, contamos com a participação do ator Gilson de Barros que narrará trechos de Maria Mutema e outros casos que estão na obra Grande Sertão: Veredas.

 

A atividade, que integra o evento ‘Sobre o Geraes’ do Circuito Liberdade, possui 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada na recepção do museu. 

 

Foto: Fernando Silva

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.