O céu noturno é um enorme baú repleto de riquezas. Quando o olhamos mais atentamente, encontramos corpos celestes incríveis externos ao nosso Sistema Solar, conhecidos como “Objetos de Céu Profundo”, ou seja, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias que, em boa parte, podem ser identificados a olho nu. Inspirado por esta temática, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou a edição do Calendário Astronômico 2023-2024, de solstício a solstício de inverno.
Objetos de Céu Profundo
A observação e o estudo de objetos de céu profundo são essenciais para a astronomia e a astrofísica. Essas frentes investigam a história e a evolução do universo, além de buscar compreender a formação e a morte das estrelas, galáxias e outros objetos, provocando assim a imaginação e a curiosidade humana sobre o quão vasto e misterioso o universo pode ser.
O calendário é resultado da colaboração dos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design do museu, e a cada lançamento apresenta um formato completamente novo. A edição 2023-2024, além da versão digital, também contou com um complemento físico gratuito. Esse material proporcionou uma experiência tangível aos fãs do projeto, permitindo que mergulhassem ainda mais no universo da astronomia. O formato de cards colecionáveis e de divulgação científica tomaram conta do projeto!
De solstício a solstício, o projeto apresentou, mês a mês, informações sobre 13 objetos de céu profundo, como nome, classificação, distância, constelação em que se localiza, código de catalogação, curiosidades e melhores meses de visibilidade. Via Láctea, Grande Nuvem de Magalhães, Nebulosa de Órion, Galáxia de Andrômeda e Plêiades foram alguns dos objetos apresentados pelo projeto.