Carta do Espaço do Conhecimento UFMG em apoio ao povo indígena Xakriabá – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Carta do Espaço do Conhecimento UFMG em apoio ao povo indígena Xakriabá

Carta do Espaço do Conhecimento UFMG em apoio ao povo indígena Xakriabá e em repúdio ao incêndio criminoso da Escola Xukurank e da Casa de Medicina da Aldeia Barreiro Preto

 

Na madrugada do dia 24 de junho de 2021, a Escola Estadual Xukurank e a Casa de Medicina da Aldeia Barreiro Preto, localizadas em São João das Missões, Minas Gerais, na Terra Indígena Xakriabá, foram incendiadas de maneira criminosa. Nós, diretores, coordenadores, funcionários, estagiários e bolsistas do Espaço do Conhecimento UFMG, reforçando a carta divulgada pela equipe do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), aqui anexada, manifestamos a nossa profunda tristeza e indignação com esse ataque. Nossa solidariedade aos diretores, professores, lideranças, crianças e jovens da escola Xukurank, e a todo o povo Xakriabá.

 

Os Xakriabá são parceiros do Espaço do Conhecimento na exposição Mundos Indígenas, representados pelos curadores Célia, Edvaldo e Pajé Vicente Xakriabá. Eles vivem em três aldeias diferentes no norte de Minas Gerais. Célia mora na Aldeia Xakriabá Barreiro Preto, onde ocorreu o incêndio criminoso. Edvaldo vive na Aldeia Sumaré e Pajé Vicente na Aldeia Caatinguinha. Na exposição, eles nos convidam a conhecer os seus mundos, seus modos de ver, fazer e sentir. Mundos esses que são constantemente violados e desrespeitados.

 

É preciso conhecer os povos indígenas, respeitar a sua cultura e o seu território! É preciso repudiar firmemente os ataques sofridos, buscar  justiça e reparação.

 

Convocamos os nossos parceiros e o nosso público a se unirem a essa causa, participando da campanha para a reconstrução da Escola Xukurank e da Casa Medicina Xakriabá.

 

Acesse, apoie e compartilhe:

www.vakinha.com.br/vaquinha/apoio-reconstrucao-da-escola-estadual-indigena-xukurank-xakriaba

 

Conheça, neste vídeo, um pouco dos Xakriabá e do seu conceito “Corpo-Território”:

Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas | Xakriabá – Corpo-Território

 

Espaço do Conhecimento UFMG

Belo Horizonte, 29 de junho de 2021