Há mais de 200 anos, um grupo de escritores ingleses se refugiava em uma casa na Suíça. Uma série de tempestades impediu os jovens de apreciarem o verão. Entediados, o casal Mary e Percy Shelley, o poeta Lord Byron e o médico John William Polidori aceitaram o desafio de escrever contos de terror. Era 1816, Mary tinha 19 anos e deu vida a um personagem que assustaria, mas também encantaria, gerações: Frankenstein.
A obra que conta a história de um cientista capaz de criar um monstro a partir de pedaços de corpos inanimados será tema do próximo Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia do Espaço do Conhecimento UFMG. Entusiastas da literatura fantástica estão convidados para a reunião no sábado, dia 30 de junho, às 18h, para debater o livro de Shelley.
A escritora era filha da francesa Mary Wollstonecraft, precursora do movimento feminista, e teve uma educação que incluía ciências, filosofia e política. Shelley defendia princípios de vanguarda para época, como o amor livre, e rompeu barreiras numa época em que mulheres não eram permitidas a se dedicarem a atividades intelectuais.
Os interessados em participar dessa roda de discussão devem se inscrever pelo e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação etária é de 12 anos. O Clube de Leitura tem o intuito de discutir, compartilhar e trocar ideias mais profundas sobre a ficção científica e a fantasia. A entrada é gratuita.
Em junho, a programação do Espaço conta também com atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e exibição de documentário prometem agitar o mês no museu.
Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia Quando: Sábado, 30 de junho, às 18h Participação: gratuita mediante inscrição por e-mail Classificação: a partir de 12 anos Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
Oficina “Pintando e Conhecendo os Animais” (julho/2025)
Oficina “Tarde de Jogos” (julho/2025)
Oficina “Fachada Animada: Desenhando o Tempo” (julho/2025)
Oficina “Sistema Solar na RMBH” (julho/2025)
Exposição “Hãmhitupmã: alegrar a terra” chega ao Espaço do Conhecimento UFMG