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Comunidades literárias digitais e incentivo à leitura

Entenda como as mídias sociais têm conectado leitores e impactado o consumo de livros 

 

12 de março de 2024

 

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Bookstagram, BookTok, BookTube… Esses são termos que designam as comunidades literárias nas redes sociais digitais (Instagram, TikTok e YouTube…) e que marcam novas formas de divulgação de livros e incentivo à leitura, no contexto de uma sociedade hiperconectada e midiatizada. Isso porque as mídias sociais ampliaram as possibilidades de interação, consumo, circulação e produção de conhecimentos, culturas e conteúdos sobre os mais diversos assuntos.

 

Bienal do Livro Rio 2023. (Créditos: Reprodução/Bienal do Livro Rio).

 

A lógica do ambiente digital também conta com a presença dos influenciadores, que produzem conteúdo ativamente, com consistência e autenticidade, e apostam em um nicho específico para construir relacionamento com os seguidores por meio de interesses em comum. Os influenciadores também possuem um papel imprescindível para provocar os sentimentos de confiança e pertencimento necessários para gerar engajamento, além de subsidiar e incentivar a organização coletiva do público que os acompanha. 

 

Os influenciadores literários, no nicho de literatura, são aqueles que divulgam livros e compartilham suas experiências de leitura. Nesses casos, a criação de vínculos e a relação de confiança com o público se fortalece quando o leitor gosta de um livro indicado e passa a ver o influenciador como uma referência em relação ao gosto literário. 

 

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura em Eventos do Livro e Literatura do Instituto Pró Livro (IPL), em parceria com o Itaú Cultural e aplicada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) durante a Bienal do Livro de São Paulo 2022, 28% dos entrevistados afirmaram que a indicação para o último livro que leram ou estão lendo veio do YouTube, TikTok ou Instagram. Os influenciadores digitais também foram apontados como uma das motivações para o interesse na leitura de livros por 52% dos entrevistados.

 

Bienal do Livro Rio 2023. (Créditos: Reprodução/Bienal do Livro Rio).

 

Outro aspecto a ser considerado quando abordamos as comunidades literárias digitais é o crescimento das publicações de livros independentes no Brasil. O Clube de Autores, plataforma nacional de autopublicação, já lançou mais de 100 mil livros e é responsável por mais de 27% dos livros publicados no Brasil, de acordo com dados de setembro de 2023. 

 

A publicação independente aumenta a visibilidade de novas histórias para o mercado editorial e para o público. Nesse processo, os influenciadores digitais se tornam aliados na divulgação dos livros para suas comunidades de leitores e na valorização de histórias que prezam cada vez mais pela representatividade e diversidade.

 

Confira abaixo uma lista de influenciadores literários e prepare-se para expandir sua lista de leituras!

 

Mariana Lucioli

A influenciadora e escritora mineira possui uma linha editorial variada, com conteúdos sobre os estudos de Publicidade e Propaganda, a jornada de escrita e o universo literário – sempre abordados com muita magia, acolhimento e contos de fada! Entre Naipes, Olhos de Lua e Avyssos: O Reino dos Três são alguns de seus livros independentes. Em 2023, também lançou a obra Quando as Estrelas Caem, publicada pela Editora Planeta. Instagram | TikTok | Livros publicados.

 

 

Victor Almeida

O criador do canal Geek Freak, no YouTube, é um dos influenciadores mais criativos e inovadores da comunidade literária digital. Vlogs de leitura, listas inusitadas e desafios são alguns dos conteúdos produzidos em suas redes. Há quase dez anos, Victor também promove eventos de maratonas literárias, no verão e no inverno, com o propósito de reunir leitores e incentivar a leitura. Instagram | YouTube.

 

 

Roberta Gurriti

A jornalista, autora e influenciadora baiana cria conteúdos informativos, divertidos e visualmente impecáveis sobre o universo literário. Roberta apresenta o podcast Literalle e é colunista de literatura preta e afrofuturismo na revista Capricho. Também organizou a coletânea 6 Desejos de Natal, com o seu primeiro conto publicado e diversas histórias de autores negros. Instagram | Podcast | TikTok | Livros publicados.

 

 

Mayra Sigwalt

“Apesar da solidão fazer parte de ser um leitor, acredito que a experiência de se ler um livro e mergulhar num universo desconhecido pode ser enriquecida quando se divide com alguém”. É assim que May apresenta o seu canal All About That Book, no YouTube, com conteúdos sobre literatura e representatividade indígena. Cineasta e descendente de Kaingáng, é autora do conto O que encontramos nas chamas e integra a coletânea Aqui quem fala é da Terra. Também é curadora e co-criadora do Turista Literário, o primeiro clube de assinatura focado no público leitor jovem-adulto do Brasil. Instagram | YouTube | TikTok | Livros publicados.

 

 

Karoline Dias

O vasto universo da literatura e escrita é transformado em incríveis conteúdos nas redes da Karou. Onde As Estrelas Não Brilham e Entre Caixas são os livros de sua autoria. Com a experiência de escritora, leitora crítica, mentora de escrita criativa e pós-graduanda em Edição e Gestão Editorial, Karou é fundadora da Academia de Escritores – uma comunidade de planejamento, escrita e publicação que visa formar novos autores e profissionalizar escritores independentes. Instagram | Site | TikTok | Livros publicados.

 

 

Apesar das críticas e importantes discussões sobre a influência das mídias sociais na literatura e no mercado editorial, as contribuições para o incentivo à leitura são evidentes. Influenciadores, comunidades literárias, clubes de leitura e variados projetos têm alcançado públicos diversos por meio de abordagens criativas, lúdicas, instigantes e que colocam a literatura fora de uma posição elitizada.

 

Os livros ampliam perspectivas e saberes, formando cidadãos com maior participação social, cultural, política, profissional e acadêmica. Por isso, especialmente no Brasil, é essencial construir caminhos para a democratização do acesso à leitura, que deve ser articulada nos mais diversos âmbitos e incentivada por políticas públicas de forma permanente para todos os grupos sociais.

 

[Texto de autoria de Ana Carolyna Gonçalves Barboza, assistente do Núcleo de Comunicação]

 

Referências

BARBOZA, A. C. G. Criação de vínculos e influência digital: estratégias para a formação de comunidades literárias que incentivam a leitura no Brasil. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) – Faculdade de Comunicação e Artes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http://bib.pucminas.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000b9/0000b9e4.pdf. Acesso em: 29 dez. 2023.

CAMARGO, I; ESTEVANIM, M; SILVEIRA, S. C. Cultura participativa e convergente: o cenário que favorece o nascimento dos influenciadores digitais. Communicare, São Paulo, v. 17, p. 102-118, ago. 2017.

KARHAWI, I. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: CORRÊA, E. S.; SILVEIRA, S. C. (org.). Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, 2016. cap. 3. p. 38-58. DOI 10.11606/9788572051569. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/download/87/75/365-1?inline=1. Acesso em: 15 dez. 2023.

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Retratos da Leitura em eventos do livro e literatura. Bienal do Livro SP – 2022.