Contação de histórias – Agosto Indígena (2023) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Contação de histórias – Agosto Indígena (2023)

Espaço do Conhecimento UFMG promove contações de histórias sobre povos originários brasileiros no mês do Dia Internacional dos Povos Indígenas

As oficinas gratuitas compõem a programação do Agosto Indígena e compartilham elementos culturais Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana

 

07 de agosto de 2023

 

O Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto) marca um simbólico avanço em uma luta sociopolítica secular de povos originários de todo o globo pelo reconhecimento de suas tradições, identidades, direitos e territórios. Como um espaço museal que busca produzir conhecimento nos pontos de encontro entre diferentes saberes, o Espaço do Conhecimento UFMG propõe, em consonância com a exposição de curta duração “Mundos Indígenas” e com a programação do Agosto Indígena, experiências de interação e compreensão da diferença, bem como a valorização da pluralidade de vozes e vivências indígenas brasileiras.

 

Na oficina “Experimentando Histórias Yãmîs”, que acontece no dia 12/08 (sábado), às 15h, o público mergulha nas histórias Maxakali por meio de uma atividade lúdica sobre animais e transformação, a partir do curta metragem e documentário Yãmîy (2011), do diretor Isael Maxakali, um dos curadores do conceito yãy hã mĩy, presente na exposição Mundos Indígenas. 

 

Já na oficina “História das Aldeias”, no dia 20/08, (domingo), às 15h, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu realizará, por intermédio da exposição e dos conceitos apresentados pelos curadores indígenas, o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, saber, estar e cuidar do mundo pela perspectiva dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. A atividade apresentará aos participantes as formas de conhecer destes povos indígenas, advindos da experiência no mundo e transmitidos por múltiplas possibilidades de autoexpressão, dentre elas as tradições orais.

 

As atividades são gratuitas e direcionadas ao público de todas as idades. A participação acontece sem inscrição prévia e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, disponíveis a partir de 13h. As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

 


 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG promove contação de histórias sobre povos originários brasileiros no mês do Dia Internacional dos Povos Indígenas

Quando: 12/08 (sábado), às 15h | 20/08 (domingo),  às 15h

Público: Todas as idades

Número de vagas: “Experimentando Histórias Yãmîs” – 15 vagas

“História das Aldeias” – 20 vagas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.