Apesar de jovem, Belo Horizonte acumula uma vasta bagagem cultural. São 12 décadas de costumes que se enraizaram na capital mineira e deram origem a muitas manifestações artísticas. Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a entrar no clima das festas populares. A intervenção teatral Festa na Praça: Brincando de Fazer Festa traz peças que contam a história das festividades que tomam conta de praças e parques da cidade.
A atividade faz parte da programação de Natal do museu. Além dos esquetes teatrais, os visitantes também poderão mergulhar nos Causos da Metrópole, contação de histórias sobre lendas urbanas que habitam o imaginário dos belo-horizontinos, como a Loira do Cemitério do Bonfim, o Tinhoso que dança gafieira na Avenida Vilarinho e o fantasma que vive no Palácio das Artes. Os visitantes também podem participar compartilhando narrativas que conhecem.
Música diferenciada
Nas décadas de 1960 e 1970, a capital mineira foi palco de um dos movimentos musicais mais importantes do país, o Clube da Esquina. No Percurso Janela Lateral, que ocorre nos dias 14, 17, 19 e 21 de dezembro, sempre às 16h30, os visitantes fazem um passeio pela exposição de mesmo nome, nas escadas do Espaço, conhecendo as personalidades musicais que inspiraram o movimento. O público será apresentado à história de algumas obras a partir de declamações e canções.
Programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG De 12 a 22 de dezembro Festa na Praça: Brincando de Fazer Festa Causos da Metrópole Percurso Janela Lateral |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários