Descobrindo o Céu – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Descobrindo o Céu

Descobrindo o Céu: sessões online de Astronomia

 

A partir de julho/2020, as sessões da Descobrindo o Céu passarão a acontecer em nosso canal de YouTube! A mudança possibilita a participação de um maior número de interessados (a sala do Zoom só permitia 100 pessoas) e facilita o acesso de todos! Para acompanhar as lives, basta entrar no nosso canal do YouTube, não sendo mais necessário clicar em um link diferente a cada semana. 

As sessões acontecem toda quinta-feira, das 17h às 18h, e ficam salvas no canal após a transmissão! A interação com a equipe de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG também continuará da mesma forma, através do chat.

Participe e compartilhe a novidade com os amigos! 

Clique aqui e acesse a playlist no YouTube

 


 

Temos uma ótima notícia para os amantes das estrelas! Toda quinta-feira, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece sessões online de Astronomia, totalmente gratuitas, na atividade Descobrindo o Céu.

Nas sessões, é mostrado o céu de Belo Horizonte, com o apoio do software Stellarium, e o público aprende a localizar as constelações, as estrelas e os planetas e compreende melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos movimentos dos corpos celestes, a partir de simulações de computador. Ainda é possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço.

A ideia surgiu da vontade de oferecer sessões de astronomia à distância ao público que já frequenta o Espaço e aos interessados de qualquer localidade, considerando a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo que a tela plana dos computadores não permita a reprodução da experiência de imersão das sessões de Planetário, onde é feita a reprodução do céu e exibição de filmes em um domo, ela possibilita um exercício coletivo de observação e interpretação ainda assim muito rico, principalmente pelo espaço aberto à interação.

As reuniões acontecem sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h.  

Venha descobrir o céu com a gente!