Se hoje olhamos para o céu e pensamos em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas, os povos da Antiguidade precisavam ativar a imaginação. Sem instrumentos que permitissem ver o cosmos com mais nitidez, gregos e romanos tinham outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias Desvendando as constelações greco-romanas no próximo sábado, 09 de fevereiro, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG.
Imagens de deuses e semideuses eram vistas a partir dos conjuntos de estrelas. Quem observava o céu conseguia enxergar o forte Hércules ou Zeus, famoso pelos trovões que jogava sobre a Terra. As constelações tinham outro significado naquela época, quando a crença religiosa fazia parte de todas as instâncias da vida humana.
A atividade tem classificação livre e é gratuita. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção.
A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de fevereiro.
Desvendando as constelações greco-romanas Quando: Sábado, 09 de fevereiro, às 18h15 Classificação: livre Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada: gratuita |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários