31 de outubro de 2022
Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Espaço do Conhecimento UFMG estabelece o compromisso de propor atividades, como bate-papos, oficinas, sessões de planetário e mediações que proponham reflexões sobre a pauta racial, a inclusão e políticas de ações afirmativas.
Como parte da programação do Novembro Negro no museu, realizaremos uma visita a exposição que discutem a presença e a visibilidade de minorias raciais e sociais na exposição de longa duração “Demasiado Humano”.
Diversidade na Demasiado Humano
Ocupando três dos cinco andares do museu, a “Demasiado Humano” é a principal exposição do Espaço e a primeira a ser inaugurada. As suas instalações apresentam ao visitante a relação dos seres humanos com a ciência e o conhecimento, oferecendo um panorama sobre a história da vida na Terra, cultura e visões de mundo.
Na visita “Diversidade na Demasiado Humano”, que acontece no sábado 05/11, às 15 horas, serão apontadas conexões entre o conteúdo da exposição e cientistas importantes que estudavam esses assuntos.
As referências que serão apresentadas fazerem parte de minorias sociais como mulheres, pessoas negras, povos indígenas, e LGBTQIA+, que muitas vezes não recebem os devidos reconhecimentos pelas suas contribuições para o desenvolvimento da ciência, sendo esquecidas ou invisibilizadas por uma produção de conhecimento que privilegia alguns corpos em detrimento de outros.
A visita tem duração de cerca de uma hora e é gratuita, com 15 vagas para pessoas de a partir de cinco anos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade n. 700, Funcionários – BH/MG
Quando: 05/11, às 15h
Público: a partir de 05 anos
Vagas: até 15 pessoas
Gratuito
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários