Doação de órgãos – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Doação de órgãos

Espaço adere à Campanha Brasil Verde iluminando Praça da Liberdade com a cor do movimento

 

 

Enquanto você lê este texto, 32.956 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 17 mil pacientes entraram na lista de espera por um rim, um fígado, um coração, um pulmão, um pâncreas ou córnea. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), que anualmente realiza a Campanha Brasil Verde. Com o objetivo de sensibilizar a população para o tema, o Espaço do Conhecimento UFMG ilumina a Praça da Liberdade de verde, cor que representa o movimento.

A intervenção na Praça acontece na quarta-feira, 27 de setembro, Dia do Doador de Órgãos, quando monumentos e instituições públicas e privadas de todo o país são iluminados de verde em referência à cor do laço que é símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

O Brasil é o segundo país com maior número de transplantes realizados por ano, cerca de 90% feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada estado possui uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos que coordena a alocação dos órgãos numa fila única. Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas no site da ABTO.

 

 

Campanha Brasil Verde
Quando: Quarta-feira, 27 de setembro, das 18h às 22h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH