25 de setembro de 2025
Nos meses de agosto e setembro de 2025, o Espaço do Conhecimento UFMG marcou presença em dois importantes eventos para as práticas de pesquisa, divulgação científico-cultural e comunicação pública da ciência. Confira abaixo os trabalhos desenvolvidos e apresentados por membros da equipe do museu.
Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada na cidade de Fortaleza/CE, recebeu o 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (FPMU). Sob o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: Elos entre Ciência, Cultura e Comunidade”, o evento reuniu profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das diversas tipologias de coleções e museus vinculados às Universidades no Brasil. A programação integrou mesas redondas, visitas técnicas, sessões de apresentação e o Seminário de Fiscalização de Museus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Na área temática de “Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão em Museus”, Priscila Martins, graduada em Teatro e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade; Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade; e Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade, desenvolveram o trabalho intitulado “10 anos de ações acessíveis realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG”. Já Sibelle Diniz, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e diretora do museu; e Marcela Possato, graduanda em Relações Econômicas Internacionais, compartilharam o resumo expandido “Visitas a Museus no Pós-Pandemia: Estudo de Públicos no Espaço do conhecimento UFMG”.
No âmbito da área de “Educação e Mediação Cultural”, Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade; e Adriana Mortara Almeida, professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, também apresentaram o estudo “O potencial do agendamento de visitas: estratégias para a formação de novos públicos para os museus”.
Há 35 anos, a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) busca reunir e promover articulações entre grupos, programas e centros que se dedicam à produção e à circulação do conhecimento científico. Enquanto uma de suas principais atividades, a Rede organiza um congresso bienal que, em 2025, foi realizado na cidade de Puebla (México), entre os dias 09 e 13 de setembro. O XIX Congresso RedPOP propôs discussões e ações em torno do tema “Ciência Viva: Conectar Mentes e Comunidades”, por meio de mesas redondas, palestras e sessões de apresentação.
Na modalidade “Diversidade, Inclusão e Acessibilidade”, Sibelle Diniz, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e diretora do museu; Camila Mantovani, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e diretora-adjunta do museu; Nina Fraiha, mestranda em Arquitetura e Urbanismo e assistente de Projetos; Marcela Possato, graduanda em Relações Econômicas Internacionais; Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade; e Luiza Semiramis, graduanda em Gestão Pública, desenvolveram o trabalho “Visitas a Museus no Pós-Pandemia: Estudo de Públicos no Espaço do conhecimento UFMG”.
A apresentação ampliou o diálogo internacional com outras instituições e pesquisadores, bem como o alcance do projeto “Estudo de Público do Espaço do Conhecimento UFMG”, realizado por meio de iniciação científica na Universidade.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.
Conversas de Terreiro: Menino Jazz (Multiverso)
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG reabre nesta semana com novos projetores digitais
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novos projetores digitais (2025)
Oficina “Rap nas Raízes: Influências Afro-brasileiras” (novembro/2025)