Espaço do Conhecimento UFMG exibe Mostra de Fotografias “Homero e o  Oceano Índico” – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG exibe Mostra de Fotografias “Homero e o  Oceano Índico”

Espaço do Conhecimento UFMG exibe Mostra de Fotografias “Homero e o  Oceano Índico” na Fachada Digital entre 30 de setembro a 15 de outubro de 2021

Originada em exposição homônima, a mostra de Fotografias Homero e o Oceano Índico tem como objetivo central apresentar a Antiguidade Clássica em diálogo com realidades de fora da Europa.

Entre os dias 30 de setembro e 15 de outubro de 2021 , a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento servirá como vitrine para a mostra de fotografias que apresenta uma viagem de interação entre Grécia, África e Brasil. Originada no trabalho realizado pela professora e historiadora colombiana Carla Bocchetti,  no Centro Cultural Franco-Moçambicano, localizado na cidade de Maputo, a mostra inspira-se na obra exibida na Bienal de Veneza, em 2019, “Written by Water”, de Marco Godinho.

Baseando-se nas premissas da história global, a partir das fotografias, a profa. Bocchetti nos apresentará uma perspectiva em que o mar apaga e reescreve a Odisseia, com histórias de migrações e outras rotas, utilizando elementos da vasta cultura material, como traços do comércio de cerâmica entre Portugal e China, cujos fragmentos podem ser encontrados nas praias de Moçambique.

A exposição, trazida para Belo Horizonte pela professora Maria Cecília de Miranda N. Coelho, do Departamento de Filosofia da UFMG, foi possibilitada devido a projetos de cooperação compartilhados com a professora Carla Bocchetti, com apoio do Espaço do Conhecimento UFMG. A mostra se articula  ao“Colóquio Odisseias por águas nunca dantes navegadas”, a se realizar no dia 30 de setembro, com acesso público e gratuito promovido pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia UFMG e pelo Grupo de Estudos de Recepção da Cultura Clássica Greco-Romana “Gregos e Baianos”. O objetivo das duas atividades, colóquio e exposição, é  reverberar, com outras vozes, o trânsito de saberes e imagens da cultura grega nas Américas, via o olhar pela África.

Mostra em Maputo: https://bit.ly/3lXTidN
Colóquio Odisseias: https://bit.ly/3CGOBvC

Créditos –  Homero e o Oceano Índico
Concepção: Carla Bocchetti
Fotografia: Mariano Silva
Adaptação para exibição no Espaço: Carla Bocchetti e Maria Cecília de Miranda N. Coelho
Montagem técnica: Kayke Quadros e Romana Guimarães
Pessoas nas fotos: Estudantes Edica Paunde, Elisa Gilzia Muianga, Orly Mbwaya Luboya, José Chabane e professor Zeferino Utembe

Serviço: 
Exibição Mostra de Fotografias “Homero e o  Oceano Índico”
Quando: 30 de setembro a 15 de outubro de 2021
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).
Classificação: Livre | Atividade gratuita

 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.