Espaço do Conhecimento UFMG promove mais uma edição da Semana de Formação de Mediadores – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG promove mais uma edição da Semana de Formação de Mediadores

Espaço do Conhecimento UFMG promove mais uma edição da Semana de Formação de Mediadores

 

De hoje (28) até 31 de março,  o Espaço do Conhecimento UFMG realiza mais uma edição da Semana de Formação de Mediadores. Durante este período, a equipe de mediadores do Espaço participará de encontros virtuais e presenciais com convidados. A atividade, que é aberta a todos os bolsistas e estagiários do Espaço, acontece em 2 edições anuais, sempre no início do primeiro e do segundo semestres letivos, como explica Wellington Luiz, assessor do Educativo. “Essa é uma ação fundamental do Núcleo de Ações Educativas e garante o processo continuado de formação da equipe sobre os diferentes temas presentes nas exposições, temas relacionados a divulgação científica, extensão universitária em museus e temas transversais, como relações étnico-raciais, questões de gênero, acessibilidade, entre outros”, explicou. 

 

Essa formação também conta com a participação de docentes e pesquisadores da UFMG como convidados em rodas de conversa. 

Abertura da Semana de Formação / Exposição Sertão Mundo (Dânia Lima- Nucleo de Expografia do Espaço)

O assessor explica ainda que “para além dos encontros de formação, os mediadores são expostos constantemente ao aprendizado proporcionado pelo contato com os públicos e entre si. O convívio entre mediadores veteranos e iniciantes durante a mediação e o incentivo ao desenvolvimento de projetos segundo as áreas de interesse dos estudantes é parte fundamental do processo de formação, que se dá pela reflexão conjunta e observação do conhecimento prático”, ressaltou. 

 

Outro ponto importante na trajetória dos mediadores do museu é que a prática educativa desenvolvida pelo Núcleo é também reflexiva, com participação de toda a equipe. “São fundamentais nesse processo os momentos de compartilhamento das experiências de mediação, que acontecem nas discussões coletivas, desafios e dificuldades que surgem no dia a dia ou no planejamento e na realização de alguma oficina ou atividade. Toda essa produção de conhecimento sobre a prática educativa no museu é registrada em artigos, relatos de experiência e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por mediadores”, concluiu Wellington Luiz. 

 

Vale lembrar ainda que parte dos trabalhos desenvolvidos pelos mediadores são apresentados anualmente na Semana do Conhecimento UFMG e integram a Mostra Virtual de Pesquisa e Extensão da Rede de Museus da UFMG. A formação dos estudantes se dá, ainda, a partir das trocas de experiências com educativos de outros museus e espaços de ciência e cultura.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e também da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.