Espaço recebe lançamento de livro sobre mudanças do capitalismo – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço recebe lançamento de livro sobre mudanças do capitalismo

Lançamento de livro debate desafios do Brasil para se igualar a economias desenvolvidas

 

 

A história do capitalismo no mundo pode ser contada a partir de uma sequência de revoluções tecnológicas que, de tempos em tempos, remodelam a dinâmica econômica. Elas afetam os países periféricos e criam entraves para seu desenvolvimento. Esse desafio da economia no Brasil é o tema central do livro Metamorfoses do Capitalismo e Processos de Catch-up, que será lançado pela Editora UFMG no próximo sábado, dia 06 de maio, às 13h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Composta por escritos de 11 pesquisadores brasileiros, a obra aponta que as políticas macroeconômicas e industriais das últimas três décadas no país demonstram seu atraso tecnológico. Dez capítulos desdobram essa questão em quatro partes: Perspectiva Histórica, Mudanças na Dinâmica Capitalista, Mudanças na Dinâmica Centro-periferia e Implicações para o Brasil e Desafios. Tal divisão debate a elaboração de políticas públicas que permitam um bem-sucedido processo de catch-up, movimento das economias periféricas a fim de se aproximar do nível de riqueza dos países desenvolvidos.

Antes do lançamento, o Espaço realiza um Café Controverso que abarca o tema e terá a presença do organizador da obra, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG Eduardo da Motta Albuquerque. Às 11h, na cafeteria do museu, ele e o autor de um dos capítulos do livro, o também professor João Antônio de Paula, discutirão o tema O Trabalho na Era da Google.

O Café Controverso marca os 50 anos do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar), criado em 1967 para estudos de economia regional. Hoje, o Centro tem áreas de atuação diversificadas, com a inclusão de novos campos temáticos na pós-graduação em Economia e a criação de um programa de pós-graduação em Demografia. O livro é resultado de um seminário promovido pelo Cedeplar em maio de 2014.