Aquele papo de que conhecemos apenas 10% do cérebro é puro mito. Esse órgão, tão vital para o pensamento humano, deixou de ser uma caixa preta há décadas, quando a neurociência começou a desvendar seus mistérios. Mas, afinal, o que você tem na sua cabeça? Essa é a pergunta chave das atividades da Semana do Cérebro que acontecem no Espaço do Conhecimento UFMG nos dias 16 e 17 de março, de 9h às 16h.
O evento faz parte de um movimento mundial para que o conhecimento sobre o cérebro não fique restrito às quatro paredes de um laboratório. Essa desmistificação pode ser instigante e interativa, com exemplos práticos que tornam mais fácil o entendimento da nossa mente.
Essa é a proposta da oficina O que você tem na sua cabeça?, dividida em quatro atividades. A primeira, Estrutura do Cérebro, expõe modelos anatômicos de diversas espécies: roedores, abelhas, peixes e, claro, do ser humano. Com um microscópio, o público poderá ter a experiência de visualizar o tecido nervoso. Na seção seguinte, Funcionamento do Cérebro, haverá demonstrações de experimentos que revelam a origem elétrica das funções dos neurônios. Um deles usa uma pata de barata para mostrar como os músculos se contraem em resposta a uma estimulação nervosa.
Já na atividade Sentidos Químicos, vários exemplos de ações do cotidiano apontam como o paladar depende do olfato. Com o nariz tampado, o visitante será convidado a provar o molho inglês e perceberá que não sentirá nada. Outros elementos também participam do sabor: com a língua seca, a pessoa não sentirá o sal. Apenas quando a saliva participa do processo, o gosto aparece.
Todos esses fatos levam à última seção: Mitos e Verdades, na qual o público seleciona uma carta em que há a descrição de um mito em neurociências. O participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Em seguida, um mediador explicará o fenômeno.
A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há três anos, a UFMG promove o evento por meio do programa de Pós-Graduação de Neurociências juntamente com o Núcleo de Neurociências (NCC). Também haverá atividades na Escola de Engenharia, na Faculdade de Educação, no Centro de Atividades Didáticas 2 e na Escola de Arquitetura.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários