Seja como suporte para acervo documental ou como linguagem artística, a imagem é um instrumento poderoso de representação e reflexão sobre a memória humana. O Espaço do Conhecimento UFMG promove um debate sobre a importância desses registros na próxima quinta-feira, 17 de agosto, às 15h. O evento integra o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o coletivo Nitro Imagens.
A Mesa Redonda: Fotografia como Ferramenta para a Ressignificação do Patrimônio Cultural recebe o cineasta, fotógrafo e mestre em Ciências da Arte Pedro Karp Vasquez e o Doutor em Literatura Comparada, Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Diretor Adjunto do Espaço, André Melo. A atividade abordará as diversas leituras possíveis de imagens que reconstroem memórias e saberes relacionados ao patrimônio cultural. O público pode participar com perguntas e comentários após as falas dos convidados.
O Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que engloba os museus do Circuito Liberdade, conta com uma programação especial no Espaço do Conhecimento UFMG, que também inclui oficina e exposições. A ação comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, e o Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto.
Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural no Espaço do Conhecimento UFMG
FotografANDO: Vi na Feira O Céu como Patrimônio: Patrimônio Cultural Exposição Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade Mesa Redonda: Fotografia como Ferramenta para a Ressignificação do Patrimônio Cultural Do Vinil à Nuvem |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários