Lançada em dezembro do ano passado, a exposição temporária Expedição Antártica tem recebido visitantes que buscam conhecer as belezas e curiosidades do continente gélido. No fim de maio, a mostra deixa o museu, onde ocupa o segundo e o quinto andares com imagens, sons, objetos e até micro-organismos oriundos do extremo sul do planeta.
Expedição Antártica foi concebida e realizada em parecia com três grupos de estudo da UFMG, referência internacional no assunto. A exposição busca, com uma linguagem artística acessível e instigante, trazer esse conhecimento para o público. Até o dia 20 deste mês, será possível conferir o resultado desse trabalho no Espaço, que oferece aos visitantes as sensações experimentadas na Antártica, como as baixas temperaturas, os fortes ventos, o esforço de andar na neve e o fascínio proporcionado pelas luzes da aurora austral.
Uma aventura para todos
A ocasião pede um adeus especial! A programação de ações educativas traz uma série de atividades que abordam a fauna do continente, o cotidiano dos pesquisadores que realizam pesquisas em solo antártico e outros aspectos do Polo Sul. Atividades como Caça aos Vestígios na Antártica mostram aos participantes como é ser um explorador no continente mais frio do mundo. E as oficinas não param por aí: temas como medicina e biologia também serão tratados ao longo do mês.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários