Fachada Digital exibe fotos dos 200 anos da Festa do Rosário da Chapada do Norte – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Fachada Digital exibe fotos dos 200 anos da Festa do Rosário da Chapada do Norte

Fachada Digital exibe fotos dos 200 anos da Festa do Rosário da Chapada do Norte

Espaço do Conhecimento UFMG participa do Dia do Patrimônio 2022

 

16 de novembro de 2022

 

Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2022, quem passar pela Praça da Liberdade poderá conferir a exposição “Patrimônio em festa: 200 da Festa do Rosário de Chapada do Norte”, que tem como tema essa festa que é patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. 

 

Em cartaz na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, a exposição reúne fotografias que retratam as cores, as flores, a musicalidade, a culinária e, sobretudo, a religiosidade que dessa celebração que ocorre anualmente no Norte do estado. 

 

A exposição integra a programação da comemoração do Dia do Patrimônio 2022, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG e pelo Circuito Liberdade, que tem como tema as “Afromineiridades”.

 

A celebração deste ano tem o intuito de reconhecer e compreender as contribuições de grupos de matriz africana na cultura do estado, e conta com mesas temáticas, seminários, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas que estão acontecendo nos espaços do Circuito Liberdade.

 

Confira a programação completa da comemoração do Dia do Patrimônio 2022: “Afromineiridades”, que começou hoje (16) e segue até o dia 20 deste mês.

 

 

Cozinheiras na preparação do alimento oferecido pela Rainha Festeira. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)

 

Tamborzeiros cantam e dançam em devoção à Santa. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)

 

Congadeiras cantam e dançam acompanhando a Buscada da Santa. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)

 

Devotos se reúnem para a celebração do Mastro a Cavalo. (Foto: Izabel Chumbinho, Iepha, 2011)

___________

Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.